Abastecimento

Prefeitura de Campina Grande elabora novo decreto de emergência para garantir continuidade da Operação Carro-Pipa

A Prefeitura de Campina Grande, por meio de parecer técnico da Defesa Civil Municipal, está elaborando um novo decreto

Prefeitura de Campina Grande elabora novo decreto de emergência para garantir continuidade da Operação Carro-Pipa

A Prefeitura de Campina Grande, por meio de parecer técnico da Defesa Civil Municipal, está elaborando um novo decreto de situação de emergência por conta da estiagem que afeta a zona rural do Município.

A medida é considerada essencial para assegurar a continuidade da Operação Carro-Pipa (OCP), responsável pelo abastecimento de água nas comunidades mais atingidas pela seca.

De acordo com Maxsuell Vasconcelos, supervisor da OCP em Campina Grande, o atual decreto tem validade até o próximo dia 27 de abril. Por isso, o novo documento já está sendo preparado, com base em levantamentos técnicos e dados atualizados. Essa medida tem como objetivo permitir que o Município continue inserido no programa federal de distribuição de água.

O decreto é um dos requisitos exigidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para que Campina Grande possa obter o reconhecimento federal da situação de emergência.

Além da formalização é necessária a apresentação de documentos comprobatórios da escassez hídrica nas áreas afetadas. A tramitação de todo esse processo é feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma oficial utilizada para registrar e validar as informações junto aos órgãos federais.

Os recursos da Operação Carro-Pipa são repassados pelo Governo Federal e executados sob a coordenação do Exército Brasileiro. O apoio da União é fundamental para manter o fornecimento de água potável às comunidades rurais que enfrentam dificuldades no acesso ao recurso.

Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba