A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri), povoou com 50 mil alevinos de tilápias os açudes Bonfim e Vitória, localizados na zona rural, nos assentamentos familiares José Antônio Eufrouzino e Vitória, respectivamente.
Esta ação faz parte do projeto de piscicultura que objetiva povoar os principais açudes do Município, preferencialmente com espécies nativas, como forma de reforçar a alimentação das famílias de agricultores, ajudar no revigoramento da economia e contribuir para a sustentabilidade da natureza na zona rural de Campina Grande.
Para o secretário Renato Gadelha, da Agricultura deste município, promover o povoamento dos açudes com peixes juvenis é um dos mais eficazes meios de garantir a segurança alimentar das famílias que vivem na zona rural, em particular àquelas reconhecidamente carentes de proteína animal.
Segundo o titular da Seagri, a tilápia é uma espécie de peixe que, criado em reservatórios, apresenta alta desenvoltura de reprodução (de até oito vezes por ano), chegando a atingir de 700 gramas a um quilo por unidade, o que garante uma alimentação de qualidade e efeitos positivos do ponto de vista econômico.
O reservatório da localidade de Açude de Dentro, construído pela Prefeitura de Campina Grande e inaugurado no ano passado, pelo prefeito Bruno Cunha Lima, é um dos principais celeiros de produção de peixes. É de lá que saem os alevinos para serem introduzidos em outros açudes do Município.
O secretário Renato Gadelha assinalou, por outro lado, que esta e outras iniciativas desenvolvidas pela Seagri na zona rural de Campina Grande, contam com o total apoio do prefeito Bruno Cunha Lima. “Trabalhar pelo desenvolvimento da zona rural e pelo bem-estar de seus habitantes são metas prioritárias da administração municipal”, declarou o titular da Agricultura.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba