A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), desenvolveu o aplicativo FibroSaúde, voltado às pessoas com fibromialgia. O app é um dos primeiros passos para uma política de ações voltadas para esse público.
O aplicativo funciona no sistema Android e, em breve, estará disponível também no sistema IOS. O FibroSaúde vai funcionar inicialmente para a realização do cadastro a fim de fazer a emissão da carteira da pessoa com fibromialgia, processo que antes era realizado através de um e-mail. O cidadão vai incluir seus dados e, após a análise das informações, a carteira estará disponível tanto no modelo virtual, como também poderá ser impressa e recebida na STTP.
O novo modelo de carteira contempla as exigências feitas pela categoria, como o uso da foto do paciente. A carteira é um comprovante do cidadão que pode dar acesso a direitos como atendimento prioritário e gratuidade no transporte público, entre outros, em conformidade com a Lei Municipal 8.142/2021, com a Lei Federal 14.705/2023 e com a portaria 015/2023, da STTP.
A Secretaria Municipal de Saúde também está conformando um plano de ação para disponibilizar assistência completa aos pacientes. A pasta vai montar um pronto-atendimento para as pessoas com dores crônicas com atendimento de médico especialista e criar um ambulatório multidisciplinar com médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e educador físico para prestar assistência continua.
Ainda haverá a confecção de cartazes e comunicações indicando a prioridade do atendimento nos serviços públicos municipais às pessoas com a doença. A STTP também vai fazer a indicação em estacionamentos públicos das vagas exclusivas destinadas às pessoas com fibromialgia.
Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba