A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou na última segunda-feira (27), a instalação do 5G em Campina Grande. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vem acompanhando esse processo desde o início da gestão Bruno Cunha Lima, em 2021. Durante todo esse período foram preparadas ações para que o município fosse ainda mais atrativo para as operadoras de rede móvel, que terão até julho de 2026 para implementar o sistema 5G em toda Campina Grande.
Em agosto do ano passado, a Câmara Municipal de Campina Grande realizou Audiência Pública, atendendo propositura do vereador Waldeny Santana, com o objetivo de discutir o então projeto de lei complementar que se transformou na Lei complementar 04/2022, que dispõe sobre o procedimento de instalação de infraestrutura de suporte para a Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR) autorizada pela ANATEL.
A Prefeitura de Campina Grande, representada pela secretária Laryssa Almeida (Secti), esteve presente na audiência, defendendo essa nova conectividade e as condições para tornar o município atrativo para as operadoras. Uma das condições era a mudança na lei que possibilitasse a instalação de novas torres em novos espaços. Na oportunidade, também foi destacado que o 5G proporcionará uma alta velocidade, baixa latência e mínimas taxas de erros, além de conexão mais estável.
No Gabinete do Prefeito foi instalada, para testes, uma luminária inteligente com sinal 5G, um experimento pioneiro no Norte/Nordeste. A Prefeitura de Campina Grande, através da Secti, organizou a ação junto às empresas do setor. Integraram essa iniciativa a Qualcomm, V.tal, Brisanet, Juganu, Airspan, Padtec, Trópico e Motorola. O objetivo foi realizar uma demonstração pública, sobre como o 5G e a Internet das Coisas podem impactar no dia a dia da população.
A Prefeitura de Campina Grande também realizou diversas reuniões com as operadoras, antes da liberação da Anatel, enquadrando critérios para a autorização e apresentando as potencialidades do município. A partir de agora, as operadoras que ganharam o leilão pela operação do 5G no país, poderão realizar a implantação da infraestrutura em Campina Grande. Está marcada para a primeira semana de abril uma nova reunião, com a Prefeitura de Campina Grande e as operadoras, para analisar a estrutura para a implantação do 5G e as melhorias para o 4G.
De acordo com a secretária Laryssa Almeida, essa conquista é resultado também da articulação do Município. “Estivemos desde o início preparando e acompanhando todo o processo. A Anatel fez a parte dela e nós, da Secti, ‘fertilizamos a terra’ para criar as condições favoráveis para a chegada do sinal 5G, uma conquista que vai contribuir para o desenvolvimento do nosso potencial de cidade inteligente “, comemorou a secretária.
Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba