O prefeito Romero Rodrigues (PSD) apresentou na tarde desta sexta-feira (12), o Plano de Convivência e Retomada de Atividades em Campina Grande. O início de execução do plano está programado para a próxima segunda-feira (15) com a abertura das lojas de varejo, salão de beleza, barbearias e serviços das 8h às 17h, na rua João Pessoa e das 9h às 18h, na Maciel Pinheiro, Cardoso Vieira, Barão do Abiaí, entre outras, para evitar o fluxo simultâneo no comércio. Os três shoppings (Partage, Luiza Motta e Cirne Center) só funcionarão por meio de drive-thru.
Na segunda fase, a partir do dia 20 de junho, passam a ser liberadas as atividades religiosas, porém com ocupação máxima de 20%, obedecendo as regras de distanciamento e todos os protocolos sanitários. A partir do dia 12 de julho a participação será ampliada para 40%.
A terceira etapa, que tem início no dia 29 de junho, prevê a abertura dos shopping centers e galerias (exceto cinemas e salas de jogos), bares e restaurantes com ocupação máxima de 50% e priorizando o funcionamento ao ar livre, atividades ao ar livre em praças e parques, além das academias de ginástica.
No dia 13 de julho começa a quarta e última etapa, com a liberação de eventos, teatros, cinemas e museus com 40% da capacidade e as atividades administrativas das instituições de ensino públicas e particulares.
As aulas só devem ser retomadas no mês de agosto em data ainda a ser definida.
En todas as fases do plano, devem ser cumpridos todos os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades de saúde, além do cumprimento das regras de distanciamento social e o uso de máscara e álcool 70%.
Fogueiras estão proibidas no município por meio de decreto com o objetivo de evitar o surgimento e/ou agravamento de doenças respiratórias devido à fumaça.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, a fiscalização dos estabelecimentos quanto ao cumprimento das regras e protocolos vai ser rígida por parte do Procon Municipal e da Gevisa, estando as empresas sujeitas, em caso de descumprimento, a notificação ou até mesmo suspensão das atividades.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba