A consolidação de um evento turístico, como o Natal Iluminado, passa pela decisão da gestão pública em fazer o investimento necessário para viabilizar a inovação e maior projeção do evento. Campina fez esse percurso durante anos com O Maior São João do Mundo e, prestes a completar a primeira década do seu evento natalino, resolveu que é hora de redimensioná-lo para pontecializar a festa, enquanto destino turístico.
Nesse sentido, o Natal Iluminado 2022, totalmente executado pela Prefeitura, foi projetado para ser a maior edição realizada até aqui. Para isso, mais que triplicou os pontos de iluminação, saindo de 10 para 32 locais decorados luminosamente para a festa. Vários deles atendendo demanda da população, como o Distrito de Catolé de Boa Vista e a avenida Juscelino Kubitschek. Nesta edição também foram incluídos os Parques públicos como o Parque Linear e o Parque da Criança.
Elementos de decoração também foram ampliados, como é o caso do túnel luminoso m, que está maior e também presente no Parque da Criança; e a árvore de Natal, que estará maior, saindo de 28 para 35 metros. O projeto também apostou no uso de tecnologia para inovar o evento, que este ano terá projeções mapeadas com o tema da festa.
A expectativa é que todas as mudanças de expansão e inovação gerem um impacto econômico positivo para a cidade, que terá 140 comerciantes instalados no principal pólo do Natal Iluminado, que funcionará no Açude Velho. Segundo o representante dos comerciantes que irão atuar no Natal Iluminado, Lucinei Cavalcante, a expectativa é de até 40% de aumento nas vendas, em relação a 2021.
A edição de 2022 contará com mais de 300 artistas, que se apresentarão por toda a cidade, além dos três distritos. Com a programação definida, o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindCampina), Divaildo Bartolomeu Júnior, acredita que a cidade alcançará uma média de 80% na taxa de ocupação dos hotéis, neste fim de ano.
O investimento de R$ 7,7 milhões, tem como objetivo construir um Natal que eleve Campina como cidade referência na realização de festa natalina, no Nordeste. A expectativa é de conseguir aumentar o volume de negócios em toda a cadeia produtiva do turismo da cidade.
Fonte: ClckPB
Créditos: Polêmica Paraíba