Gestão

Prefeito Bruno encerra Segundo Mutirão Saúde de Verdade com mais de 170 mil procedimentos

O prefeito Bruno Cunha Lima realizou nesta sexta-feira, 12, no Ginásio de Esportes “O Meninão”, o encerramento do Segundo Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade, em Campina Grande. Em 26 dias de realização, foram atendidas mais de 40 mil pessoas e executados e agendados mais de 170 mil procedimentos.

Foto: Divulgação

O prefeito Bruno Cunha Lima realizou nesta sexta-feira, 12, no Ginásio de Esportes “O Meninão”, o encerramento do Segundo Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade, em Campina Grande. Em 26 dias de realização, foram atendidas mais de 40 mil pessoas e executados e agendados mais de 170 mil procedimentos.

No total foram 171.619 procedimentos realizados ou agendados, sendo executados 72.816 exames laboratoriais, 25.923 exames de média e alta complexidade e 12.703 consultas realizadas e agendados 33.763 exames e 25.963 consultas para outras unidades, clínicas e hospitais.

As especialidades com mais consultas realizadas foram cardiologia, gastroenterologia, clínica médica, oftalmologia e endocrinologia. Mas também teve consulta de urologia, reumatologia, neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular, ginecologia, nutrição, ortopedia e, como novidade, pediatria. Outra novidade deste ano foi o atendimento odontológico.

Para se ter uma ideia, somente na oftalmologia foram 1.930 consultas realizadas, com 366 refrações, ou seja, indicação de uso de óculos. Outras 396 pessoas foram diagnosticadas com catarata, 195 de pterígio, 97 de glaucoma, dentre outros procedimentos de mapeamento de retina e laudos realizados.

Já os exames mais executados foram ultrassonografia, exames de laboratório, raio-x, mamografia, ecocardiograma e eletrocardiograma, paquimetria ultrassônica e endoscopia. Também teve cintilografia, densintometria óssea, mapa, holter, teste ergométrico, ressonância magnética e tomografia.

Foram 26 dias de funcionamento. Inicialmente seriam três semanas, mas o prefeito prorrogou por mais uma semana. Também foram realizados dias de atendimento nos distritos de Galante e São José da Mata e foi ofertado transporte para os moradores de localidades da zona rural.

Na solenidade de encerramento, falando para os cerca de 300 profissionais que trabalharam no mutirão, o prefeito agradeceu pelo empenho. “Tenham em mente que o que vocês fizeram aqui, o trabalho de vocês fez diferença na vida das pessoas. Essa grande estrutura e esse grande serviço têm um pedaço de cada um de vocês, têm um pedaço do coração”, disse Bruno.

Emocionado, o secretário de Sáude, o médico Gilney Porto, disse: “Estou muito comovido e emocionado com a realização desse mutirão. Tivemos aqui vários diagnósticos que não seriam possíveis se não fosse o mutirão. Eu atendi casos de vários pacientes com câncer que só buscaram o serviço porque sabiam que encontrariam atendimento de todas as especialidades e exames que precisavam juntos num só local, ou porque trabalhavam como autônomos ou pela dificuldade de se deslocar até um hospital. Posso dizer que literalmente nós salvamos vidas”.

Estiveram presentes na solenidade dezenas de pacientes atendidos no mutirão e agradecidos pelo serviço. Além deles estavam no Meninão a primeira-dama do Município, Juliana Figueiredo; os deputados estaduais Fábio Ramalho e Sargento Neto; o prefeito de Boa Vista, André Gomes; os vereadores Pastor Luciano Breno, Fabiana Gomes, Hilmar Falcão, Carol Gomes, Dinho Papaléguas e Aldo Cabral; e os secretários de Educação, Asfora Neto, e de Assistência Social, Walker Neves.

Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba