A cidade de Campina Grande apresentou um dos piores índices de saúde pública de todo o país e perdeu 31 posições no ranking, passando do 49º para o 80º lugar. Neste caso específico, a taxa de mortalidade infantil aumentou em 51% no período de um ano, atingindo a marca de 15,4 por cada 100 mil habitantes, de acordo com o DataSUS, em pesquisa divulgava nesta sexta-feira (11) pela CNN Brasil, feita pela agência Macroplan.
Segundo a pesquisa intitulada ‘Índice de Desafios da Gestão Municipal’ elaborado pela agência, foram avaliadas as 100 maiores cidades do Brasil segundo quesitos como educação, saneamento, saúde e segurança, apenas Curitiba (PR) e Vitória (ES) aparecem no top 10. Dentre as 100 cidades mapeadas, Campina Grande, na Paraíba, foi um dos municípios brasileiros com maior queda nas taxas de saúde.
A campeã do ranking é Maringá (PR) com uma taxa de 0,756, em uma escala que vai até 1,000. O município se destaca pela segurança: o número de homicídios e mortes no trânsito vem caindo ao longo dos últimos anos. Além disso, a cidade conta com boa estrutura de saúde pública, o que fez com que saltasse seis posições desde o último levantamento.
O estudo aponta que certamente, a crise de 2020, provocada pelo novo coronavírus, deve aprofundar as desigualdades nacionais e mostrar a disparidade que existe entre as mais de 5 mil cidades brasileiras, como destacam os coordenadores do estudo. Acesse a pesquisa aqui.
Fonte: Click PB
Créditos: Polêmica Paraíba