Segurança

Morte em Campina Grande leva UEPB a considerar integração de câmeras com segurança estadual

Morte em Campina Grande leva UEPB a considerar integração de câmeras com segurança estadual

Campina Grande e Paraíba - A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, estuda um conjunto de medidas para reforçar a segurança no campus após o ataque a tiros ocorrido na noite da última quinta-feira (3). Na ocasião, Keine Diniz dos Santos, de 40 anos, foi morto e outro homem ficou ferido.

Testemunhas relataram que, após o crime, o suspeito ainda seguiu para a Escola Municipal Mariinha Borborema, no bairro Três Irmãs, com a intenção de matar a ex-mulher. No entanto, a chegada da Polícia impediu a ação e o homem fugiu. Os tiros provocaram pânico entre os estudantes da universidade, que emitiram relatos nas redes sociais sobre a correria.

Diante da gravidade do caso, a reitoria da UEPB se reuniu, na manhã desta terça-feira (8), com o secretário de Segurança da Paraíba, Jean Nunes, para discutir estratégias de reforço à segurança dentro e nos arredores da instituição.

A principal medida discutida foi a ampliação do monitoramento por câmeras no campus. De acordo com a reitora Célia Regina, a universidade já conta com cerca de 480 câmeras, que passarão por uma análise técnica para verificar a compatibilidade com o sistema estadual de segurança. Caso não estejam adequadas, novos equipamentos deverão ser adquiridos.

“Durante essa reunião, conseguimos avaliar algumas estratégias de segurança, mas com inteligência. Teremos uma nova visita técnica para analisar onde poderemos instalar câmeras ligadas ao sistema estadual. Vamos fazer essa checagem com o pessoal da tecnologia e, se for o caso, adquirir novos equipamentos que ofereçam esse tipo de serviço à comunidade acadêmica”, destacou a reitora.

Outra ação prevista é o reforço nas rondas policiais, principalmente nos horários de maior movimentação nos arredores do campus. O secretário Jean Nunes assegurou reforço na segurança na área e afirmou que o centro integrado de monitoramento do Estado já tem mostrado resultados positivos na região.

“Estamos tratando das possibilidades de melhoria na segurança da área. Vamos fazer os ajustes necessários com o uso de tecnologia. Já temos rondas sendo realizadas e vamos reforçar esse trabalho com o policiamento nos pontos críticos”, afirmou o secretário.

As atividades acadêmicas no campus da UEPB estão suspensas até a próxima sexta-feira.

Assessoria