A equipe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh) está promovendo passeios terapêuticos, dinâmica aplicada a pacientes com longa permanência.
A saída pelo hospital foi uma iniciativa da fisioterapeuta Bruna Nóbrega, e foi imediatamente apoiada pelos demais profissionais das diversas especialidades que atuam na UTI, como médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogo.
O passeio é possível para os pacientes que estão orientados e conscientes, além de apresentarem condições físicas para sair por um tempo da UTI.
Os benefícios desse tipo de ação são inúmeros, como explica a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, a psicóloga Lindecy Costa.
“Ter a oportunidade de ver o movimento na rua, estar em contato com a natureza, tomar sol. Tudo isso proporciona inúmeros benefícios para o paciente, como aumento da autoestima e sensação de bem-estar. Também permite que o paciente perceba que existe vida além das paredes da UTI, e isso ajuda bastante no processo de recuperação”, disse.
As saídas estão acontecendo de forma periódica, nos espaços abertos do HUAC.
Sobre a Ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba