O Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, viveu na manhã desta segunda-feira, 19, um momento histórico.
Durante uma captação de múltiplos órgãos de uma jovem de 16 anos, natural do município de Barra de Santa Rosa, que teve morte encefálica em decorrência de um acidente de moto, foi a primeira vez que um coração foi captado na unidade.
Além do coração, serão doados rins, fígados e córneas. Parte dos órgãos foram encaminhados para o Centro de Transplante de Recife e as córneas para o Banco de Órgãos de João Pessoa.
Para o transporte para a capital pernambucana, foi usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na busca pela preservação do coração, que tem um tempo de isquemia de três horas.
Em entrevista à rádio Cariri FM, também nesta segunda-feira, 19, a coordenadora de enfermagem do Núcleo de Captação de Campina Grande, Juliana Alves Pinto, explicou como se deu esse itinerário.
– O avião da FAB pousou no Aeroporto João Suassuna às 3h30 da madrugada, e a equipe de captação foi encaminhada para o Hospital de Trauma. Após a captação, imediatamente a equipe retornou para o aeroporto e seguiu viagem para Recife – relatou.
Fonte: Paraíba Online
Créditos: Polêmica Paraíba