O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que integra a Rede Hospitalar do Governo do Estado em Campina Grande, lança nesta terça-feira (21), às 10h, a 21ª Campanha de Prevenção às Queimaduras. A ação segue até o dia 30 de junho.
O lançamento ocorre na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Campina Grande Bráulio Maia Júnior, na rua Tranquilino Coelho Lemos, s/n, no bairro Dinamérica. Na ocasião, serão apresentados os dados de vítimas de queimaduras, além de distribuição de panfletos com orientações sobre prevenção de acidentes.
A ação tem como objetivo levar informação sobre os perigos e as formas de prevenir queimaduras por conta de fogos de artifício e fogueiras, principalmente nesta época do ano em que se registra um aumento de acidentes com as brincadeiras juninas.
Durante toda a campanha, equipes de enfermeiros da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Trauma-CG realizam ações educativas nas escolas e pontos turísticos da cidade.
De acordo com a cirurgiã plástica Isis Lacerda, é importante que as primeiras ações, nos casos de queimadura, sejam realizadas apenas colocando o local atingido embaixo de uma fonte de água corrente limpa, como chuveiro ou torneira. Após lavar e esfriar a região atingida, o paciente deve ser levado ao hospital para avaliação o mais rápido possível. “Não se deve esperar a situação piorar para buscar assistência e nenhuma pomada, pasta ou creme deve ser colocado no ferimento”, alerta a médica.
Em 2023, o Trauma-CG registrou 66 atendimentos na Unidade de Tratamento de Queimados, no período em que são comemoradas as festas juninas.
Desse total, 14 pessoas foram atendidas com ferimentos causados por fogos, fogueiras e alimentos, sendo oito crianças e seis adultos. O número representou uma queda de 21% em relação ao mesmo período de 2022.
O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar durante 24h, atendendo à população do Compartimento da Borborema.
A unidade é composta por equipe multiprofissional como médicos, enfermeiros, cirurgiões plásticos, assistente social, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.