O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, recebeu na tarde da última terça-feira, 08, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, o certificado de 2ª colocada na categoria ’Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)’, no Prêmio Senatran 2022, da Secretaria Nacional de Trânsito.
A comenda foi recebida pelo superintendente da STTP e presidente do NEAT, Dunga Júnior, que estava na solenidade acompanhado pelos agentes de trânsito Jefferson Farias, coordenador do NEAT; André Germano, vice-coordenador; Luiz Gustavo Alvarez, gerente de Trânsito; e de Vinícius Carneiro, assessor técnico.
Um dos objetivos do NEAT é reduzir as mortes no sistema viário de Campina Grande. Embasados técnica e cientificamente, foram realizadas ações integradas de fiscalização, educação e sinalização nesse intuito.
“Esse momento é muito representativo e único para nós, sendo reconhecidos como contribuição de destaque pela Senatran, através de todo o sistema e dos conselhos nacionais de Trânsito. Quero renovar nossos agradecimentos ao prefeito Bruno Cunha Lima, por acreditar e incentivar todo o processo de criação do NEAT. Agradecer também à toda equipe da STTP, que tem trabalhado diariamente municiando de informações nosso banco de dados e também aos nossos parceiros, como a PRF, CPtran, SAMU, Hospital de Trauma e Corpo de Bombeiros, colaboradores essenciais para o êxito e objetivo das nossas ações”, disse o superintendente da STTP, Dunga Júnior.
O objetivo da Secretaria Nacional de Trânsito é valorizar os melhores trabalhos, voltados ao tema segurança no trânsito, e o NEAT foi premiado junto às ações desenvolvidas igualmente pelas cidades de São Paulo e Porto Alegre, o que comprova a eficiência do trabalho em benefício da vida, que é realizado pela STTP em Campina Grande.
A cerimônia de premiação foi conduzida pelo secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro e, entre os convidados que prestigiaram o evento, estava o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio.
O intuito do Prêmio Senatran é incentivar a sociedade brasileira à produção técnica, científica e artística, laureando os melhores trabalhos voltados ao tema segurança no trânsito. O certame consiste no fomento, seleção, valorização e premiação de produção de trabalhos em diversas áreas, realizados por órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), organizações, instituições ou empresas (com ou sem fins lucrativos), empresas de transportes de passageiros e/ou cargas e também pela mídia e profissionais de comunicação.
NEAT
Criado em maio de 2021, o Neat é referência na utilização de estatísticas, em tempo real, para propor e efetivar soluções viárias para reduzir mortes e acidentes nas vias. O núcleo é composto por membros da STTP, Samu, CPTran, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e do Hospital de Trauma.
As reuniões do órgão acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí, são discutidas soluções para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente.
Recentemente, o próprio Senatran passou a validar os dados apurados pelo núcleo, compondo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), atestando a relevância do trabalho realizado em Campina Grande. Esses dados são coletados em parceria com Samu, CPTran e Corpo de Bombeiros.
O Neat atende ao que preconiza os conceitos de Visão Zero (nenhuma morte é aceitável no trânsito) e Sistema Seguro (as vias e os equipamentos associados devem ser projetados para garantir segurança viária). O núcleo conforma-se também aos pilares Pnatrans, com o qual a Prefeitura de Campina Grande assumiu compromisso, e ainda ao que preconizam as Nações Unidas, com relação à busca pela redução de mortes no trânsito.
Revista Eletrônica
Durante o evento de premiação na Senatran, a STTP lançou a revista eletrônica do NEAT. Nesta primeira edição, é possível acompanhar com um conteúdo relatando toda a história de criação do grupo de estudos, o processo de estudos e elaboração dos dados, além do relato de todos os parceiros e colaboradores. Para acessar o conteúdo da revista basta clicar no seguinte link https://drive.google.com/file/
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba