avaliação

Chefia de Gabinete avalia positivamente primeiro ano do Programa “Campina Bem Cuidada” e garante que iniciativa vai se estender a todos os bairros

Um programa que descentraliza as múltiplas ações do governo municipal em Campina Grande, prestando atendimento direto à coletividade nos próprios bairros. Este é o grande objetivo do Programa Campina Bem Cuidada, sob a coordenação da Chefia de Gabinete, contando com a parceria e colaboração das demais pastas da administração, além da supervisão geral do prefeito Bruno Cunha Lima.

Um programa que descentraliza as múltiplas ações do governo municipal em Campina Grande, prestando atendimento direto à coletividade nos próprios bairros. Este é o grande objetivo do Programa Campina Bem Cuidada, sob a coordenação da Chefia de Gabinete, contando com a parceria e colaboração das demais pastas da administração, além da supervisão geral do prefeito Bruno Cunha Lima.

Segundo o secretário chefe de Gabinete, Gilbran Asfora, o povo das comunidades atendidas não precisou se descolar até às repartições municipais para buscar a solução de problemas, pois, quem procurou diretamente a população foi o próprio governo.

Até o dia 17 de dezembro, o Campina Bem Cuidada já havia visitado e prestado serviços à população em vários bairros ou comunidades, com destaque para: Santa Rosa, Vila Cabral de Santa Terezinha, Itararé, Tambor, Nossa Senhora Aparecida e Sandra Cavalcante.

Ao longo do ano, entre os bairros contemplados com ações do programa, destacaram-se: Santa Rosa, com 5.063 atendimentos; Vila Cabral de Santa Terezinha, com 6.617 atendimentos; Tambor com 9.154 atendimentos e, finalmente, o Sandra Cavalcante, com 3.853 atendimentos.

Para tanto, a coordenação do programa sempre realiza, inicialmente, na fase de planejamento, uma radiografia da situação do bairro a ser atendido. Com isso, cada setor administrativo do governo municipal busca contemplar as diversas demandas das comunidades num trabalho multissetorial, abrangendo saúde, educação, assistência social, lazer, esportes e muitos outros setores.

Por meio desta iniciativa, são reformadas todas as unidades municipais existentes em cada bairro (a exemplo de creches, escolas, postos de saúde, praças), além de ser feitas ações como: varrição de ruas, pintura de meio-fio, operação tapa-buraco, melhoria da iluminação pública, poda de árvores e a implantação das sinalizações horizontal e vertical.

O governo municipal também programa a construção de praças em áreas que ainda não desfrutam deste tipo de equipamento de lazer. Outra ação é a pavimentação de cem por cento das ruas de todo o bairro beneficiado.

Também é feito o atendimento em tendas, onde são oferecidos, no mínimo, 50 serviços prestados pela prefeitura, desde setores como Saúde, Cadastro Único (para tratar de questões como o Auxílio Brasil), Procon, Sine, Assessoria Jurídica e até mesmo na área de Finanças (para tratar do Refis, ISS e outras questões).

Programa vai atender aos demais bairros de Campina Grande

Agora a meta é levar o programa para os bairros que ainda não foram visitados. Segundo Gilbran Asfora, a previsão para 2022 é do atendimento de 30 bairros. Ao todo, até o final do governo, serão contemplados, aproximadamente, 64 bairros e comunidades.

“Creio que até 2023 já teremos visitado todos os bairros, mesmo porque os mais próximos poderão ser atendidos em conjunto, a exemplo de Santa Rosa e Quarenta, repetindo-se o que já foi feito na Vila Cabral e no Itararé. O importante é que cada bairro terá a sua assistência e os seus serviços feitos”, destacou.

Reforma de entidades sociais

A chefia do Gabinete, sob a orientação e o apoio do prefeito Bruno Cunha Lima, ainda está reformando os prédios ou sedes de clubes de mães, Sabs e associações de moradores, oferecendo o máximo de conforto e dignidade para estas entidades que sempre realizam um grande trabalho social em prol dos mais carentes.

“Destaco sempre, evidentemente, que todo este esforço tem um caráter intersetorial, com a participação de secretarias e órgãos governamentais, tendo-se a supervisão, acompanhamento e estímulo do prefeito Bruno Cunha Lima que fiscaliza cada passo do que vem sendo planejado e executado”, reforçou Gilbran Asfora.

Gilbran destaca outros avanços administrativos

Em linhas gerais, o secretário Gilbran Asfora considera que apesar das dificuldades geradas pela pandemia e por outros obstáculos, a ação governamental tem avançado em Campina Grande, sendo concretizadas conquistas em favor de toda a população, especialmente dos segmentos sociais mais carentes.

No caso específico da sua pasta, lembrou que está sob sua gestão setores ou órgãos vinculados como Coordenadoria da Mulher, Orçamento Participativo, Codecom (Coordenadoria de Comunicação), Guarda Municipal e Cerimonial.

Seguindo ele, buscou-se, neste primeiro ano de gestão, equipar melhor cada uma destas estruturas para que possam servir à população. Por isso, a própria sede do Gabinete do Prefeito (Palácio do Bispo) foi alvo de reestruturação, além de ser feita a reforma das duas casas da Coordenadoria da Mulher (sede e abrigo).

Também foi possível oferecer uma nova estrutura para a equipe do Orçamento Participativo, como ainda investimentos em equipamentos para a Guarda Municipal.

Ainda estão previstas atividades de atualização do corpo de jornalistas integrantes da Coordenadoria de Comunicação Social (Codecom) por meio de eventos que contarão com profissionais de renome nacional, especialistas em mídia governamental.

Fonte: ASSESSORIA
Créditos: Polêmica Paraíba