Na manhã deste domingo (13), os candidatos aprovados nas provas classificatórias do Concurso Público para o preenchimento de 50 vagas, na Guarda Civil Municipal de Campina Grande, participaram dos Testes de Aptidão Física.
Os testes de caráter eliminatório, foram realizados na Vila Olímpica Plínio Lemos, teve a coordenação geral de Gustavo Lucas do IDECAN – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional, com uma equipe de 15 profissionais de Recife, e apoio seis profissionais de Educação Física do SESI, estagiários e a equipe da Guarda Civil comandada por Rodolfo Emanuel.
Duas ambulâncias (Bombeiros e Secretaria da Saúde) ficaram à disposição para um possível atendimento.
A Banca dos Testes do concurso foi formada por profissionais de Educação Física de Pernambuco, coordenado por Jorge Bezerra (técnico do IDECAN) e as avaliações foram feitas por professores de Campina Grande.
Abstenções
De acordo com Jorge Bezerra, dos 106 candidatos aptos para os testes, poucos faltaram e poucos foram eliminados.
Os participantes foram divididos em cinco turmas, a primeira teve acesso ao Plínio Lemos às 6h30, a última às 8h30.
O Teste de Aptidão Física foi constituído das seguintes provas:
– Teste de flexão dinâmica de braço e na barra fixa: Masculino 5 flexões; feminino suspensão por 10 segundos.
– Teste de abdominal com pernas flexionadas modo supera: Masculino, mínimo de 30 em um minuto (apenas uma tentativa); feminino, mínimo de 20 em um minuto (uma tentativa).
– Corrida de 12 (doze) minutos: Masculino 2.000 metros; feminino 1.600 metros (uma tentativa).
O resultado do Teste de Aptidão Física terá duas menções: a. “Apto” para o candidato que obtiver desempenho igual ou melhor do que a marca mínima estabelecida, observando o gênero, em todos os testes aplicados; ou b. “Inapto” para o candidato que não atingiu a marca mínima em uma ou mais testes aplicados.
Será eliminado do concurso o candidato que for considerado “Inapto”. O resultado preliminar do Teste de Aptidão Física, será publicado no site www.idecan.org.br, na data provável de 18 de fevereiro de 2022
O candidato considerado “Inapto” poderá interpor recurso no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da data da divulgação do resultado preliminar. O candidato cuja inaptidão for mantida após o período de recurso será eliminado do concurso. Todos os testes foram filmados pelo IDECAN.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba