Uma pesquisa divulgada pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), aponta que o município de Campina Grande, na última semana, registrou um aumento de 111% no número de novos óbitos de covid-19.
Segundo o professor, a preocupação agora é com o feriado de carnaval: “A preocupação agora é, sem dúvidas, com o período de carnaval. Observamos que, especialmente após os feriados, sempre há picos de casos e óbitos. E mesmo o carnaval tendo sido cancelado oficialmente em algumas localidades, há preocupação quanto às consequências de grandes aglomerações e descuidos com relação aos protocolos de proteção”, explicou o professor.
O estudo prevê que, até o próximo sábado (13), Campina Grande atinja 18.240 casos confirmados da doença, além de 546 óbitos. Atualmente, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de Saúde, divulgado nessa quarta-feira (10), Campina Grande tem 18.202 casos confirmados e 532 óbitos pela doença.
O estudo prevê também os números a nível estadual. A previsão é que sábado o Estado alcance 204.412 casos confirmados e 4.212 mortes. Atualmente, segundo o mesmo boletim, a Paraíba tem 200.846 casos e 4.182 óbitos.
O projeto estuda dados obtidos através do site da Universidade Johns Hopkins (EUA) e do Ministério da Saúde e governos da Paraíba e São Paulo, e conta também com a colaboração do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba