A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar neste sábado, 15, mais um dia D de vacinação na cidade. Serão 40 locais de imunização, durante oito horas de ação, em pontos descentralizados, incluindo os distritos. O dia D vai ofertar vacina da Influenza, da Covid-19 e Multivacinação.
Os locais de vacinação incluem o Parque da Criança, o Terminal de Integração, Centros de Saúde e Policlínicas, todas as unidades do programa Saúde na Hora, UBS de áreas mais distantes como os distritos de Catolé de Zé Ferreira, Galante e São José da Mata, regiões de zona rural e bairros mais afastados. Alguns pontos funcionarão das 8h às 12h e outros das 8h às 16h.
A vacina da Influenza, cuja campanha se iniciou neste mês de abril, é disponibilizada para Crianças de seis meses a menores de seis anos; Trabalhador da Saúde; Gestantes e Puérperas; Professores; Povos indígenas; Idosos a partir de 60 anos; Pessoas com deficiência permanente; Imunocomprometidos; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores Portuários; Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas; População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Já a vacina da Covid-19, segue sendo aplicada em diversos públicos diferentes. A vacina Bivalente, que protege da forma original da doença e da variante Ômicron, está disponível para idosos e trabalhadores de saúde. As demais vacinas são ofertadas a crianças a partir de seis meses de vida até a primeira dose de reforço (terceira dose). A segunda dose de reforço (quarta dose) é disponibilizada para pessoas a partir de 30 anos.
Na Multivacinação estão inclusas todas as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, que são BCG, Hepatite A e B, Pentavalente, Poliomielite inativada e oral, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, DTP e dTpa, Varicela, Febre Amarela, Difteria e Tétano e HPV.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba