A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande apresentou, na manhã desta segunda-feira (29), o plano operacional de trânsito do São João 2023. Os festejos começam na quinta-feira (1º) e vão até 2 de julho.
De acordo com o plano, 60 agentes de trânsito vão trabalhar durante o Maior São João do Mundo. Serão, no total, 1.200 plantões em um serviço de revezamento ininterrupto, realizado durante o dia e à noite. O objetivo é garantir fluidez no trânsito e segurança viária para condutores de veículos motorizados e também para os pedestres que trafegam pelas principais vias de acesso ao Parque do Povo. A medida vale também para os distritos de Campina Grande, principalmente em Galante e São José da Mata.
Os agentes da STTP contarão com viaturas do tipo automóvel, caminhonetes, veículos mistos, motocicletas e as barreiras para interdição de vias. Aproximadamente 40 agentes de trânsito trabalharão, no Parque do Povo, em cada horário. Nos distritos, o número deve variar entre 8 e 10 agentes, a depender do dia.
Nos arredores do Parque do Povo, área conhecida como Quartel General do Forró, esses profissionais darão apoios em ruas estratégicas: Desembargador Trindade; Tiradentes; Major Belmiro e na Paulino Raposo. Além de todo o trabalho nos eventos públicos haverá também apoio aos blocos, que desfilarão nas ruas da cidade.
Desvio de fluxo no Parque do Povo
Neste ano, haverá uma novidade quanto ao tráfego nas imediações do Parque do Povo. A STTP implementará um desvio de trânsito e o contrafluxo, a partir das 19h, durante os 32 dias da festa junina.
Os veículos que vierem na avenida Floriano Peixoto, no sentido bairro-centro, terão que convergir à direita na rua Melo Leitão (lateral da Igreja Presbiteriana) e seguir pela Praça do Trabalho, em direção à Lino Gomes e ao Parque do Povo. Os veículos que vierem pela Câmara Municipal (rua Santa Clara) terão que, obrigatoriamente, seguir à direita na Floriano (sentido centro-bairro).
Conforme a STTP, essa mudança vai impedir que os veículos transitem na expansão do Shopping Lindaci Medeiros em direção ao Parque do Povo, diminuindo o fluxo que chega ao local e reduzindo as probabilidades de engarrafamento.
Quem estiver na Lino Gomes, na altura da esquina com a Paulino Raposo, poderá convergir à esquerda indo em direção ao Terminal de Integração de Passageiros e rua Pedro II, o que também reduzirá o fluxo no largo do Açude Novo / Parque do Povo.
Drone Carcará e monitoramento viário
O drone Carcará e o Monitoramento Viário por Câmeras vão trabalhar em conjunto para observar o fluxo, no entorno do Parque do Povo. Dessa forma, poderão ser identificados pontos de conflito para que as equipes de rua possam intervir com maior rapidez e eficiência.
O monitoramento também trabalha em conexão com os demais órgãos de segurança, para identificar crimes e informar aos órgãos responsáveis para que as providências sejam tomadas.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria