O número de atendimentos pediátricos no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) mais que dobrou no comparativo entre os meses de janeiro e março deste ano. No primeiro mês do ano foram 2.858 atendimentos. Já em março foram 5.737 e o número de internações saltou de 167 para 337, o que representa mais de 100% de crescimento tanto em atendimentos, quanto em internações.
Quase um terço dos pacientes apresentou febre. Os outros sintomas mais comuns são cansaço e dor. De acordo com a direção do hospital, esse aumento é comum nesta época do ano em função das doenças sazonais, geralmente ligadas a síndromes respiratórias.
Em função disso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande abriu um serviço de pronto socorro infantil no Hospital Dr. Edgley e ampliou o atendimento pediátrico do Centro de Saúde Francisco Pinto, além de abrir 19 leitos de internação no Hospital da Clipsi.
O pronto socorro infantil do Hospital Dr. Edgley funciona de segunda à quinta-feira, das 13h às 17h, para casos de urgência clínica. No Centro de Saúde Francisco Pinto, o atendimento com pediatra é de segunda à sexta-feira, nos dois turnos. Neste caso, o atendimento é voltado a casos mais leves, como febre baixa e dores mais brandas.
No caso da Clipsi, os leitos são para internação, ou seja, não há atendimento diretamente na unidade, os pacientes são encaminhados dos serviços para internação no hospital. Ainda este mês, a Prefeitura de Campina Grande deve abrir também a ala pediátrica do Hospital Municipal Pedro I, que terá um novo pronto atendimento e leitos de internação.
Hospital Materno Infantil – Paralelamente a essa expansão da rede hospitalar, ambulatorial e de pronto atendimento infantil, a Prefeitura de Campina Grande também busca recursos para viabilizar o projeto de estruturação do Hospital Materno Infantil, que vai agregar hospital pediátrico e maternidade no Município.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba