Destaque

Campina Grande, a cidade com a melhor limpeza urbana do Nordeste e a 18º do Brasil, aponta pesquisa

Campina Grande, a cidade com a melhor limpeza urbana do Nordeste e a 18º do Brasil, aponta pesquisa

Campina Grande - Uma pesquisa nacional divulgada nesta semana, pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), traz as cidades brasileiras com melhores índices de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), no Brasil no ano de 2024. Neste âmbito, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, na gestão do Prefeito Bruno Cunha Lima, alcançou lugar de destaque, colocando a cidade como a mais limpa do Nordeste e a 18º no Brasil.

O Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana é uma ferramenta estatística que tem como principal objetivo mensurar o grau de aderência dos municípios brasileiros às diretrizes e metas da Lei Federal n° 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que sinaliza para o mundo que o Brasil, a exemplo de outras nações, está empenhado em buscar soluções para a gestão adequada da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Na esteira das edições anteriores, o ISLU 2024 remanesce apontando a forte correlação entre a grande quantidade de resíduos despejada irregularmente em lixões a céu aberto e “aterros controlados” e a ausência ou insuficiência de cobrança individualizada para custear o devido tratamento e disposição final ambientalmente adequada em modernos aterros sanitários regionais.

Para se ter ideia Campina Grande vem ao longo anos melhorando seus índices no ISLU: em 2022 alcançou 0,578; já em 2023 chegou em 0,590 e no ano passado conseguiu um ISLU de 0,683, sendo esse o melhor resultado de uma cidade no Nordeste e a 18º melhor posição de uma cidade brasileira.

Cumpre frisar que a faixa de pontuação dos municípios no ISLU é resultado de análise estatística das informações por eles fornecidas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Dos 5.036 participantes do SNIS e elegíveis pelo estudo, está 9ª edição do ISLU aponta que os níveis de adesão à PNRS”, discriminadas individualmente na listagem por resultado dos municípios constante dos anexos, estão assim distribuídos:

  • 3.539 municípios (70%) na faixa “muito baixa”, pontuação até 0,499;
  • 894 municípios (18%) na faixa “baixa”, pontuação até 0,599;
  • 424 municípios (8%) na faixa “média”, pontuação até 0,699;
  • 178 municípios (4%) na faixa “alta”, pontuação até 0,799; e,
  • 1 município (1%) na faixa “muito alta”, pontuação até 1,00. 888