Perigo

VÍDEO: Assustados com o volume de água no Engenheiro Ávidos, ribeirinhos fazem apelo para evitar catástrofe

A população ribeirinha de Cajazeiras pede que alguma providência seja tomada para evitar que Boqueirão transborde sobre a barreira da ensecadeira e provoque uma tragédia.

VÍDEO: Assustados com o volume de água no Engenheiro Ávidos, ribeirinhos fazem apelo para evitar catástrofe

O período chuvoso na região do Sertão paraibano está afetando as comunidades ribeirinhas do açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras. Com medo de uma catástrofe, populares que moram no local divulgaram vídeos nas redes sociais, nesta terça-feira (16), alertando sobre o risco que a região está enfrentando.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) está executando a recuperação da parede e das comportas de Boqueirão. Para possibilitar os trabalhos, foi feita uma barragem de areia, chamada de ensecadeira, mas que está quase sendo superada pela água do açude.

Segundos informações da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba), Boqueirão possui no momento 122.480.509 m³ (sua capacidade máxima é de 293.617.376 m³)

Nas imagens que circulam nas redes sociais, mostra a vazão pelas comportas. Segundo relatos, a água já está invadindo algumas casas e áreas de plantação, causando prejuízo para produtores do perímetro irrigado de São Gonçalo, na região do município de Sousa.

Para contornar a situação, a população ribeirinha de Cajazeiras pede que alguma providência seja tomada para evitar que Boqueirão transborde sobre a barreira da ensecadeira e provoque uma tragédia.

Confira, abaixo, vídeos que foram divulgados nas redes sociais: