A cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, recebeu, nessa quinta-feira (17), o Prêmio Band Cidades Excelentes, que reconhece as melhores gestões públicas municipais, com o objetivo de incentivar ações que se preocupem com o bem-estar da população.
O município alcançou a terceira e segunda colocação na categoria com população estimada entre 30 e 100 mil habitantes, nos pilares de Saúde e Bem-estar e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
A premiação, foi uma realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação na Paraíba representado pela TV Band Manaíra e Rádio Band News FM Manaíra , em parceria com o Instituo Aquila. O evento aconteceu no Hotel Holanda’s Prime, no bairro de Tambaú, em João Pessoa, onde prefeitos e representantes participaram de um café da manhã.
Vinte e oito municípios foram premiados, estando classificados para a etapa nacional, que vai acontecer em Brasília no fim do mês. Eles concorreram em seis pilares – Infraestrutura & Mobilidade Urbana; Sustentatibilidade; Desenvolvimento Socioeconômico & Ordem Pública; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; e Saúde e Bem-Estar; além de no Prêmio Principal – Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) – Cidade Excelente; este último conquistado por Várzea, Pombal e Campina Grande.
Nos seis pilares e no prêmio geral, as cidades concorreram em três categorias: com população menor do que 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. A ideia é contemplar todos os municípios, independentemente da população e dimensão territorial.
O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba