centenário

Patrono da Academia Cajazeirense de Artes e Letras, Hildebrando Assis completaria cem anos dia 7 de junho

O próximo dia 7 de junho marcará o centenário de nascimento de Hildebrando Assis, patrono da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), sendo dono da cadeira 20, ocupada pelo acadêmico Gutemberg Cardoso.

O próximo dia 7 de junho marcará o centenário de nascimento de Hildebrando Assis, patrono da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), sendo dono da cadeira 20, ocupada pelo acadêmico Gutemberg Cardoso. O presidente da ACAL, Francisco Cartaxo (Frasssales) anunciou que a entidade se engajará nas comemorações do seu patrono, mesmo que de forma contingenciada em função das restrições e do isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde, em função do coronavírus.

Hildebrando de Assis nasceu em São José de Piranha-(PB), antigo Jatobá, no dia 07 de junho de 1920. Era filho de José Gonçalves de Assis e de Maria José Silveira de Assis. Tinha como avós paternos Francisco de Assis Gonçalves e dona Maria Querubina Assis Costa. E como avós maternos Antônio Cirilo Soares da Silveira e dona Raimunda Emídia Soares da Silveira. Era casado com Maria das Mercedes Leite, com quem teve dois filhos: Hermano Leite de Assis, musicista, e Mauro Leite de Assis engenheiro civil.

Hildebrando Assis foi prefeito de Cajazeiras mais de uma vez por curtos períodos, na instável fase da política paraibana, entre a queda do Estado Novo em dezembro de 1945 e a vigência da Constituição democrática de 1946, quando a Paraíba teve diversos interventores.

Segundo o acadêmico Gutemberg Cardoso, em perfil publicado no livro “Patronos & Patronesses”, uma característica de Hildebrando era a visão ampla, além do seu tempo, com um olhar diferenciado em relação a arte e cultura. “Pode-se dizer que Hildebrando foi um dos precursores de maior influência para chegada da cultura teatral em Cajazeiras. E sua luta não foi debalde, pois fez com que Cajazeiras se destacasse até hoje no cenário artístico, recebendo prêmios e reconhecimento nacional e internacional”, acrescentou.

Conforme Frassales, além de Hildebrando, outros patronos terão centenários de nascimentos até o final de 2021. Em conferência virtual da ACAL, o acadêmico Rui Leitão sugeriu a criação de comissão para organizar eventos em homenagem ao patrono Deusdedit Leitão, cujo centenário de nascimento acontece em maio de 2021. A sugestão foi acatada e o presidente da ACAL anunciou a criação de comissões especiais para festejar o centenário de Deusdedit (07/05/1921), Rosilda Cartaxo (31/07/1921) e Monsenhor Luiz Gualberto (14/10/1921).

Fonte:
Créditos: