A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (10), mais uma etapa da Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde. A feira aconteceu na Escola Estadual Manoel Mangueira, no horário das 8h às 14h, em Cajazeiras. A ação faz parte do “Cidadania Democrática”, evento promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, com a finalidade de aproximar os serviços dos órgãos estaduais à população, durante os dias em que são realizadas as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE).
Durante a Feira de Serviços: “Aqui tem Mais Saúde” são ofertadas 680 fichas para atendimento médico com clínicos; atendimento com médicos cirurgiões gerais; consultas cardiológicas para realização de risco cirúrgico; exames laboratoriais pré-operatórios; ultrassonografias e marcação de procedimentos eletivos para o Programa Opera Paraíba, além de vacinação contra a influenza, testes rápidos de ISTs, aferição de pressão e glicemia. A unidade de coleta móvel do Hemocentro também faz parte da iniciativa para ampliar o número de doadores de sangue em todo o estado.
Outro destaque da iniciativa é o Castramóvel, que está presente nos eventos realizando coleta de sangue e procedimentos de castração em cães e gatos. Uma das beneficiadas pelo serviço foi a protetora de animais Cléo Moura, que cuida de 700 animais e trouxe quatro gatas para realizar a castração. Para ela o fato de realizar o procedimento nas fêmeas é importante, pois ajuda no controle da reprodução dos animais.
“Aqui na minha cidade até tem a castração gratuita, mas só para os machos, o que é bom, mas as gatas também são importantes por conta das grandes ninhadas. Essa iniciativa do Castramóvel é muito importante por que diminui a população, o abandono, os maus-tratos. É uma iniciativa que está de parabéns e eu espero que tenha mais aqui para castrar as fêmeas”, frisou a protetora.
Cajazeiras é o terceiro município onde a iniciativa do Governo do Estado oferta serviços por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Para a dona de casa Marlene Gonçalves, que trouxe o esposo, o agricultor José Gonçalves de Fonseca, mais conhecido como “Seu Café”, que aguarda por cirurgia de catarata, ter os serviços tão perto foi uma facilidade. Os dois são idosos e assim que souberam da feira foram usufruir dos serviços.
“Meu marido tá sentindo muito dificuldade de enxergar, tá quase cego. Faz uns dias que os olhos já começaram a mudar de cor. A gente soube dessa feira aqui e veio pra ele ser avaliado e já estamos saindo com o encaminhamento, ele vai ficar bom”, ressaltou a esposa do paciente, que saiu com a documentação para realização de cirurgia de catarata.
De acordo com o secretário de Saúde do estado, Jhony Bezerra, a saúde está cada vez mais próxima da população paraibana, por meio das ações do Governo do Estado para regionalizar os serviços. “Levar os serviços para o interior do estado, para localidades que muitas vezes são desassistidas, ou possuem um vazio assistencial em alta e médica complexidade, é uma das premissas do Governo do Estado. A nossa Feira de Serviços: Aqui tem Mais Saúde oportuniza essa aproximação e dá celeridade às demandas da população”, frisa o secretário.
O calendário da Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde segue juntamente com o das audiências do ODE: Sousa (11 de maio), Guarabira (16 de maio), Mamanguape (17 de maio), Catolé do Rocha (31 de maio), Pombal (1 de junho), Patos (7 de junho), Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).
Fonte: Secom-PB