Crime ambiental

Em Cabedelo, bar é interditado por lançar esgoto em galeria pluvial; confira

Foto: reprodução/Sudema
Foto: reprodução/Sudema

O Bar Sol de Verão, que fica localizado na praia de Camboinha, em Cabedelo, foi embargado nesta quarta-feira (8) pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema) por lançar esgoto na galeria pluvial, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos. Em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais Rádios, o superintendente do órgão, Marcelo Cavalcanti, confirmou a autuação e a condução do proprietário do estabelecimento até à Delegacia.

“Retomamos hoje o trabalho depois do recesso com uma denúncia que ocorreu em Cabedelo. E nós fomos lá no local e constatamos de fato que havia o lançamento do esgoto na galeria pluvial. O proprietário foi conduzido para Delegacia porque é um crime ambiental em flagrante”, afirmou Marcelo.

Além da prisão, foi aplicada uma multa para o bar no valor de R$5,4 mil. O local também foi notificado a reparar as tubulações de sua rede de esgoto e segue proibido de funcionar até a sua regularização junto ao órgão ambiental competente. O descumprimento acarretará em sanções penais e administrativas, conforme previsto em lei.

Ainda de acordo com Cavalcanti, o caso será enviado ao Ministério Público da Paraíba e será tomada as demais medidas legais por parte da Sudema.

A ação faz parte da Operação Praias Limpas, em um trabalho conjunto da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo (Semam), Secretaria de Infraestrutura de Cabedelo (Seinfra) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), e tem como objetivo identificar lançamentos irregulares de esgoto, despejos de resíduos no mar e ligações clandestinas.

Blog do BG