Avaliação

Banco do Nordeste recebe avaliação de qualidade de gestor de investimentos “Muito Boa” da agência Moody's

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A agência de classificação de riscos Moody’s Local Brasil atribuiu, nesta quarta-feira, 18, nota MQ2.br ao Banco do Nordeste (BNB) em sua Avaliação de Qualidade de Gestor de Investimentos. Essa é a segunda maior nota que a Moody’s pode emitir quando analisa as atividades de gestão de investimentos e de atendimento aos clientes que são cotistas de fundos de investimento de uma instituição financeira. No caso do BNB, os processos e resultados analisados foram da Diretoria de Ativos de Terceiros (BNB Asset) do Banco, que refletiu a opinião da Moody’s de que a gestora possui características de gestão “muito boas”.

O rating da gestora de recursos do Banco do Nordeste é baseado principalmente em processo de investimentos bem estabelecido e no suporte e supervisão do seu controlador, incluindo o compartilhamento da estrutura de backoffice, riscos, compliance e tecnologia. “A Gestora conta com um arcabouço adequado de gestão de risco, englobando aspectos de crédito, concentração, mercado, liquidez e operacional”, afirma o comunicado de avaliação.

Também sustenta a avaliação, segundo a Moody’s, a composição de fundos com diversidade de estratégias e uma base de clientes pulverizada que proporcionam retornos recorrentes. Ainda de acordo com o comunicado, a gestora foi capaz de apresentar um contínuo crescimento em seus ativos sob gestão, via captação em seus fundos abertos, se beneficiando do cenário atrativo para investimentos em renda fixa. Em relação à sua base de investidores, a gestora combina uma base pulverizada de investidores individuais correntistas do BNB, com uma forte presença de corporates e Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Para o diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Thiago Nogueira, a conquista da nota próxima à máxima demonstra como o Banco consegue manter a solidez e a segurança na gestão de ativos em um cenário de crescimento de sua base de clientes e dos ativos sob gestão. “Atualmente, fazemos a gestão de mais de R$ 16 bilhões após chamarmos atenção de investidores e do próprio mercado com nossos destaques de performance. Mas mantemos nossa segurança para dar tranquilidade ao investidor. Essa avaliação da Moody’s reafirma ao mercado nossa qualidade”, afirma.

O executivo ressalta que o Banco do Nordeste, maior gestor de ativos do Norte e Nordeste, dispõe agora de uma avaliação independente, “se consolidando no mercado com o rating da agência de classificação de risco, fortalecendo, assim, a prospecção de novos investidores”.

Assessoria