Tigrinho

Após recomendação da Defensoria, Prefeitura determina retirada de propaganda do ‘Jogo do Tigrinho’ dos ônibus de JP

Após recomendação da Defensoria, Prefeitura determina retirada de propaganda do ‘Jogo do Tigrinho’ dos ônibus de JP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), determinou, nesta quinta-feira (26), a retirada de publicidades de jogos de azar dos ônibus que circulam na capital. A decisão atende à recomendação emitida pela Defensoria Pública do Estado.

Segundo o ofício da Semob, as empresas concessionárias do transporte coletivo de João Pessoa devem retirar todas as publicidades de jogos caça-níquel, a exemplo do “Jogo do Tigrinho”.

Com a medida, a DPE-PB busca proteger a população, sobretudo grupos vulneráveis, como idosos, crianças e adolescentes, dos riscos psicológicos e econômicos associados à ludopatia (vício em jogos de azar).

O documento foi enviado no dia 24 de setembro ao prefeito Cícero Lucena e ao superintendente da Semob, Expedito Leite Filho, como parte das ações do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos (Necidh) da Defensoria Pública, destacando o impacto negativo que esse tipo de publicidade pode ter, além de ressaltar a necessidade de maior controle sobre a veiculação de propagandas que incentivem práticas ilegais ou nocivas.

“Notícias recentes mostram que só no mês de agosto, pessoas beneficiárias do Bolsa Família gastaram algo em torno de R$ 3 bilhões em apostas e sabemos que essas propagandas atingem principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade, como pessoas idosas, adolescentes e até mesmo crianças, que pela facilidade de jogar pela internet acabam se envolvendo”, alertou a coordenadora do Necidh, Fernanda Peres.

*Com informações do Mais PB