A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, participou de um encontro entre governadores e secretários que fazem parte do Consórcio Brasil Verde. O evento ocorreu no BNDES, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (10). O objetivo desse encontro foi discutir questões relacionadas ao financiamento climático com bancos de desenvolvimento e o Fundo Clima.
Durante o encontro, a secretária destacou a atuação do Fundo Clima, uma iniciativa que visa integrar a Política Nacional sobre Mudança Climática. “O Fundo Clima tem como objetivo garantir recursos para apoiar projetos de mitigação que oferecem soluções para os desafios das mudanças climáticas. Vejo-o como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e social, na busca por um futuro mais sustentável e resiliente, além de contribuir para a proteção do meio ambiente”, destacou Rafaela.
O encontro contou ainda com a participação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que durante toda a tarde realizou uma programação com o objetivo de habilitar a identificação, prospecção e articulação de oportunidades de financiamento climático com o suporte do consórcio.
“O Consórcio Brasil Verde serve como um instrumento que nos conecta com agendas globais, como as metas do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao estarmos alinhados com essas ações, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e contribuímos para um futuro mais resiliente, não apenas para o nosso estado, mas também para todo o meio ambiente”, destacou a secretária.
Paraíba no Consórcio Brasil Verde:
A Paraíba desempenha um papel fundamental no Consórcio Brasil Verde, coordenando o Bioma Caatinga. Por meio dessa participação ativa, o estado contribui para a elaboração de um plano de ação voltado aos desafios das mudanças climáticas. Além disso, o Consórcio busca formalizar parcerias, trocar experiências e promover ações coordenadas entre estados, empresas e sociedade civil.
O Consórcio Brasil Verde é uma iniciativa conjunta entre todos os estados do Brasil e o Distrito Federal, criada com o objetivo de enfrentar os efeitos climáticos no país.
Assessoria