A intolerância ao glúten, também conhecida como sensibilidade ao glúten não-celíaca, é uma condição crônica, caracterizada pela alergia a produtos à base de trigo, cevada e centeio. Embora seja uma doença sem muita gravidade, ela atinge cerca de 2 milhões de brasileiros por ano, especialmente a população acima dos 20 anos.
Além disso, por apresentar sintomas como inflamação intestinal, inchaços e erupções cutâneas, muitas vezes ela é confundida com uma problema ainda mais raro: a doença celíaca, doença auto-imune grave que pode danificar o sistema digestivo. Outra possível confusão pode acontecer com a alergia ao trigo, que pode ser fatal uma vez que alguns sintomas podem prejudicar a respiração ou causar perda de consciência, o que não acontece na doença celíaca ou na intolerância ao glúten.
Para descobrir o diagnóstico correto, é necessário fazer um exame de sangue, que vai analisar a presença de anticorpos que possam indicar a doença celíaca. Se o resultado for negativo para esta condição, é possível que o indivíduo seja intolerante ao glúten, embora só seja possível confirmar o problema depois da redução ou remoção da substância da dieta. Como não existem testes específicos para detectar a sensibilidade ao glúten, apenas o monitoramento da dieta, através de registros dos alimentos ingeridos e os sintomas vivenciados, será capaz de confirmar as suspeitas.
Intolerância ao glúten
Para facilitar a compreensão da intolerância ao glúten, o site especializado Medical News Today preparou uma lista com alguns sintomas comuns à condição e quais alimentos possuem a substância.
Sintomas
1. Diarreia e constipação: experimentar problemas digestivos é normal, mas casos regulares de diarreia e constipação podem ser um sinal de intolerância ao glúten. Pessoas com a doença celíaca também podem sofrer com estes sintomas, além de notarem um odor muito desagradável nas fezes em decorrência da má absorção de nutrientes.
2. Dor abdominal: Este sintoma pode ter várias causas, mas se eles costumam ser mais frequentes sem qualquer motivo aparente, é possível que o indivíduo sofra do distúrbio.
3. Inchaço: Apesar de comida em excesso ser o motivo mais comum para o inchaço, ele é outro sintoma muito comum em pessoas com intolerância ao glúten, caracterizado pela constante sensação de estômago cheio, independente da quantidade de comida ingerida. O acúmulo de gases também pode estar associado a esse sintoma.
4. Náusea: Se manifesta particularmente depois do consumo de uma refeição contendo glúten.
5. Dores de cabeça: Quando regulares, as dores de cabeça podem ser um indicativo de intolerância ao glúten.
6. Fadiga: Também pode ter causas diferentes, mas sentimentos persistentes de cansaço que prejudicam o funcionamento diário é um alerta para a possibilidade da condição.
Outros sintomas comuns: dor nas articulações e nos músculos, depressão ou ansiedade, confusão (ou desorientação) e anemia.