Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) elegeram, por unanimidade, na quarta-feira passada (4), o novo presidente da Corte, Vital do Rêgo, que assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025.
Jorge Oliveira foi escolhido como vice-presidente, sucedendo Vital do Rêgo, que ocupou a posição em 2023 e 2024. A cerimônia de posse dos novos presidente e vice-presidente está programada para esta quarta-feira (11).
O mandato na presidência do TCU tem duração de um ano, podendo ser renovado por mais um período.
Vital do Rêgo, que integra o TCU desde 2015, possui formação em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Antes de sua atuação na Corte, exerceu os cargos de vereador em Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal e senador.
A eleição no TCU segue um critério de antiguidade, embora não haja uma norma explícita. Assim, os cargos de presidente e vice-presidente são ocupados pelos ministros mais antigos que ainda não tenham desempenhado essas funções.
Conforme esse critério, os próximos ministros previstos para assumir a presidência são Jorge Oliveira (2027-2028) e Antonio Anastasia (2029-2030).