Uma versão falsa do WhatsApp alcançou mais de um milhão de downloads antes de ser retirada do ar da loja virtual do Google, informa a BBC. Chamado “Update WhatsApp Messenger”, o aplicativo não tinha qualquer função, apenas exibia anúncios aos internautas.
No início, o aplicativo era apresentado como “WhatsApp Business”, que seria uma versão empresarial do WhatsApp, mas após reclamações de pessoas que baixaram o programa, ele foi renomeado como “Update WhatsApp”.
O programa foi identificado por usuários do fórum Reddit. Segundo internautas, o que chamou a atenção nesta versão pirata foi o nome do programador, apresentado como “WhatsApp Inc.“, idêntico ao original, mas usando como espaço um caractere especial que funciona como espaço.
Essa sutil diferença transformou o “Update WhatsApp Messenger” indetectável aos olhos dos analistas do Google e dos usuários comuns. Após ser alertado, o Google removeu o aplicativo da Play Store.
O aplicativo também exigia permissão para receber dados da internet, acessar as conexões de rede, controlar a vibração e prevenir que o dispositivo entre em modo de espera. Segundo internautas no Reddit, é possível que com essas informações os programadores infectassem o aparelho com malwares.
A publicadora tinha outros dois aplicativos na Google Play, também versões alternativas dos jogos “Kodi” e “Temple Run 2”. Todos foram colocados no ar em outubro deste ano.
Fonte: extra
Créditos: extra