Brasil

Vereador critica falta de políticas para comerciantes informais em João Pessoa

O vereador também reclamou das prioridades que vêm sendo dadas em relação às obras em João Pessoa

Raoni Mendes

O vereador Raoni Mendes (PDT) criticou, na sessão ordinária desta quinta-feira (13), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a falta de controle por parte da atual Gestão Municipal em relação à ocupação de vendedores ambulantes nas calçadas e em outros espaços públicos da Capital paraibana. “Não estamos desmerecendo a atividade informal, de forma alguma. No entanto, o Poder Público deve regular os espaços, não pode deixar que esses locais sejam invadidos de forma desordenada, sem nenhuma estrutura e sem nenhuma fiscalização”, observou.

 

Raoni Mendes se deteve, especificamente, à situação enfrentada nas calçadas da orla pessoense, as quais, segundo ele, estão repletas de comerciantes informais, muitos deles obstruindo não apenas a passagem dos pedestres, mas também a ciclofaixa. “A calçadinha está cheia de vendedores, às vezes ocupando até metade da calçada e bloqueando os passantes. Na área das ciclovias, tem até carro de milho”, denunciou.

 

O parlamentar reclamou que o prefeito Luciano Cartaxo (PT) não deu continuidade à política de controle dos ambulantes implementada por gestões anteriores do município de João Pessoa. “A orla e outras áreas estão sendo tomadas por ambulantes, e o prefeito se recusa a dar continuidade a uma política bem-sucedida do PSB, que deu conquistas aos comerciantes informais e devolveu às pessoas os espaços públicos. Essa gestão está se omitindo, o prefeito Luciano Cartaxo deixa tudo ao ‘Deus dará’ para só depois tomar medidas emergenciais”, comentou.

 

Raoni Mendes ainda acrescentou que a ordenação dos espaços públicos da Capital não se refere apenas à regularização dos ambulantes, mas diz respeito a outros aspectos, como a construção de banheiros públicos para os banhistas que frequentam as praias, por exemplo.

 

O vereador também reclamou das prioridades que vêm sendo dadas em relação às obras em João Pessoa. “Sobre a reforma da calçadinha da orla, por exemplo, as obras começaram pelo lado direito, que não tem o mesmo fluxo de pessoas como no lado esquerdo, que é muito maior. O centro da cidade, inclusive, necessita muito mais de obras nas calçadas do que a orla”, avaliou.

 

Em aparte, o vereador Lucas de Brito (DEM) disse que o disciplinamento das calçadas e dos espaços públicos de João Pessoa é uma preocupação legítima e muito relevante, que precisa ser resolvida com urgência.

 

Já os vereadores Benilton Lucena (PT), Djanilson (PPS), Edson Cruz (PP), Fuba (PT) e Mangueira (PMDB) defenderam a atual gestão e sua relação com os comerciantes informais do Município. “Em todas as cidades existe isso. Há famílias que precisam da atividade informal para sobreviver, porque não tiveram outra oportunidade de emprego. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) não pode desrespeitá-las e agir com a força para tirá-las do local, mas deve dialogar para resolver o problema”, afirmou Mangueira.

 

Assessoria