O verão no Hemisfério Sul se inicia às 12h59 de 21/12/2021 e se estende até às 12h33 de 20/3/2022. O fenômeno La Niña vai influenciar todo o verão no Brasil.
Esta terça-feira terá o dia mais longo do ano, com o maior número de horas de sol, e a menor noite do ano.
De modo geral, as Regiões mais beneficiadas com chuva no verão 2022 serão o Nordeste e o Norte do Brasil. A tendência é que chova menos do que a média durante a estação na maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul do Brasil. Mas em janeiro, a chuva deve ser volumosa no norte de Mato Grosso, em grande parte de Mato Grosso do Sul, no Paraná e em Santa Catarina.
Nebulosidade sobre o Brasil
Grandes áreas de instabilidade continuam espalhadas sobre quase todo o Brasil, provocando muita nebulosidade e chuva sobre o Norte, Nordeste em parte do Centro-Oeste do Brasil. Durante esta terça-feira, novas áreas de instabilidade devem crescer sobre a Região Sul.
Uma frente fria avança sobre o mar, ao largo da costa do Rio Grande do Sul.
Previsão do tempo para 21/12/2021 – terça-feira
O verão 2022 começa com tempo úmido e calor abafado por quase todo o Brasil.
Na maioria das áreas do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil, o dia é com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. Muitas destas pancadas de chuva ocorrem com raios e podem ser fortes.
No CE, RN, PB, PE o sol aparece forte e chove de forma rápida
O sol predomina o dia todo sobre no norte do PR, no centro, sul e leste de MS, em quase todo o estado de SP (exceto no extremo norte do estado), no litoral centro-sul do RJ, incluindo a região da cidade do Rio De Janeiro),
As capitais mais quentes do país devem ser Boa Vista, com máxima de 36°C, Teresina (máxima de 35°C) e Campo Grande e Rio de Janeiro com 34°C .
Fonte: Climatempo.com
Créditos: Polêmica Paraíba