O jornalista Felipe Nunes entrevistou durante o programa Master News da noite desta sexta-feira(20) o economista Uerton Oliveira. Durante o programa Uerton falou sobre o os efeitos do recente aumento do IPCA-15 sobre a vida do cidadão brasileiro e sobre o fato da diminuição na inflação não ocasionar a redução dos preços praticados pelos comerciantes.
Ele falou sobre o recente aumento da taxa IPCA-15 que foi publicado na última edição do Diário Oficial da União, segundo ele o IPCA-15 seria medido do décimo quinto dia do mês anterior até o décimo quinto dia de sua atualização e através dele seria possível se ter uma previsão acerca das movimentações do IPCA ao final do mês. Através do IPCA é medido o aumento ou a diminuição da inflação dos preços dos produtos comercializados no Brasil.
Ele explicou os motivos porque o cidadão brasileiro não sentiria os efeitos da redução da inflação diretamente nos preços praticados nos produtos comprados pelo Brasil, explicou que esta impressão de que com a diminuição da inflação os preços dos produtos consequentemente também baixaria é um engano comum, pois os produtos tem seu valor reduzido quando ocorre o processo de deflação, quando a inflação do país é negativa, mas o que o Brasil viveria atualmente seria apenas uma desinflação que é quando a inflação passa a crescer mais lentamente.
Ele também falou sobre as expectativas em torno do fim da recessão econômica vivido pelo povo brasileiro, segundo Ueber os efeitos da greve dos caminhoneiros podem vir a afetar negativamente a economia nacional reduzindo o processo de lenta recuperação econômica que o país vinha vivendo nos últimos meses. Ele afirmou que números recentes publicados pelo IBGE demonstram que houve uma diminuição na produção nacional durante e após a greve.
https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1837277899660809/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba