Com vagas cada vez mais concorridas, detalhes fazem a diferença no processo seletivo
Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, estudantes precisam se preparar para pleitear uma vaga de estágio em uma empresa. O estágio é uma das etapas fundamentais para aqueles que estão na graduação. Pequenos detalhes podem ajudar no momento da seleção. Confira abaixo dicas você conseguir um estágio em 2019:
Pesquise sobre a empresa
Parece algo simples, mas é um dos itens que mais aparecem em dicas para entrevistas de emprego ou estágio. As informações encontradas sobre a empresa podem ser incluídas de forma sutil ao longo do processo seletivo. Isso pode ser determinante no momento da entrevista.
Revise currículo
O currículo é a sua porta de entrada para a empresa. É o primeiro contato entre a empresa e o possível contratado. Por isso, é importante manter o currículo atualizado, com informações atuais e verídicas, sendo honesto, coerente e organizado. Como o candidato pode ser apto para diversas áreas, tenha o cuidado de revisar antes de direcionar o documento para áreas distintas.
Objetivo currículo
É de costume que os candidatos se empolguem no momento de elaborar o objetivo do currículo, porém menos sempre será mais. Um objetivo simples e direcional, sem clichês sempre será melhor visto. Um exemplo de objetivo é informar o cargo e o setor pretendido.
Ex: Estagiário(a) na área de Comunicação Social
Seja você mesmo(a)
A sinceridade e a autenticidade são partes fundamentais de uma carreira de sucesso. Por isso, seja você mesmo. Os recrutadores são treinados para identificar os pequenos deslizes dos profissionais, sendo assim, não adianta mentir. Demonstrar boa vontade em aprender e evoluir cada vez mais é melhor que mentir sobre habilidades que deveria ter e não conseguir cumprir com as atividades necessárias.
Defeitos e qualidades
Sempre será uma via de mão dupla falar sobre defeitos e qualidades. Por nervosismo, o candidato pode utilizar clichês para se definir e isso costuma eliminar vários estudantes. A sinceridade sempre será a melhor saída e relacionar um defeito com uma ação para amenizá-lo é fundamental.
Ex: Sempre tive dificuldade de falar em público, por isso procurei um curso de oratória para melhorar meu desempenho em frente as pessoas.
Por que eu mereço essa vaga?
É comum que o recrutador faça essa pergunta ou apresente algum tema para que seja elaborada uma redação. Essa parte do processo seletivo é para que se tenha noção da criatividade e a inteligência dos candidatos. Por isso, é importante que se mantenha a calma e consiga juntar o maior número de informações possíveis para que seja colocada no papel. Relacionar habilidades com a vaga, ressaltar qualidades pessoais e profissionais também conta como ponto positivo. Como forma de se preparar para esse tipo de questão, confira exemplos de como responder por que eu mereço essa vaga.
Além das habilidades técnicas
Ter um currículo turbinado com cursos, congressos e palestras já é um diferencial. Mas ressaltar o potencial humano, além das qualificações técnicas é o que pode diferenciar um candidato de outro. Por isso, habilidades como ética, liderança, criatividade e empatia são cada vez mais valorizadas.
Fonte: Ascom Educa Mais Brasil
Créditos: Ascom Educa Mais Brasil