Na medida em que a vacinação contra a covid-19 avança no Brasil e no mundo, novos protocolos são criados para garantir segurança sanitária e comprovação de imunização. Com a reabertura gradual do comércio e a retomada das viagens, um aplicativo vem ganhando espaço nos telefones dos brasileiros recém-imunizados: o Conecte SUS, plataforma que permite acesso rápido e digital ao comprovante de vacinação.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Conecte SUS dá acesso a dados como o tipo de vacina aplicada, o lote, o local e a data em que cada uma das doses foi aplicada. A plataforma está disponível nas lojas Google Play e Apple Store e pode ser acessada gratuitamente. Somente na loja da Google, mais de 5 milhões de downloads já foram feitosApesar do lançamento em 2020, é neste ano, após o crescimento do número de imunizados, que os brasileiros começaram utilizar com maior frequência o aplicativo. Entusiasta da cultura europeia, o administrador Fernando Boeira, 62 anos, mal via a hora de voltar a viajar. Ele saiu de Porto Alegre no início de agosto com destino a Paris. Instruído pela agência de viagens, ao chegar à capital francesa, ele já tinha baixado o Conecte SUS em seu telefone, o que o permitiu passar pela pelas barreiras sanitárias com facilidade.
— Como era uma viagem internacional, pediram o certificado em Porto Alegre já. Na conexão em São Paulo, também. Quando eu cheguei a Paris, precisei apresentar novamente. Foi supersimples e prático. Achei genial — relatou.
A plataforma oferece tradução automática dos certificados para inglês e espanhol, caso seja necessário. O usuário também tem a alternativa de imprimir o documento fornecido a partir dos dados do Conecte SUS e apresentar em locais solicitados, como pontos de check-in. Foi o que fez a jornalista Lisiane Tondo, 53. Moradora de Caxias do Sul, ela está na Suíça visitando o filho, que mora no país europeu.
— Eu vi que dava para baixar o PDF. Eu iria vir para acompanhar a formatura aqui do meu filho. Como estava vacinada, não precisei nem fazer o exame PCR aqui. Mas como eu tinha o PDF impresso, levei para ter certeza — destacou Lisiane.
Comprovante pode valer descontos
Apesar de a apresentação da carteira não ser obrigatória em Porto Alegre, comprovar a vacinação pode ser sinônimo de descontos. Alguns locais oferecem promoções a quem apresentar a carteira de vacinação ou o aplicativo com o ciclo completo de imunização. Em bares e restaurantes, por exemplo, os benefícios chegam a 50%. Morador de Porto Alegre, o professor Moisés Leonardi de Almeida, 33, pagou somente metade do ingresso para entrar em uma casa de espetáculos.
— Eu já tenho minhas duas vacinas e descobri no site da casa de shows que quem tivesse o esquema vacinal completo ganharia desconto. Eu comprei. Aí, quando cheguei na casa, apresentei o Conecte SUS. Eu me senti mais seguro também — destacou.
Empresas também começaram a solicitar comprovações de seus funcionários para retomar algumas atividades, principalmente aquelas que ocorrem nas ruas. Gerente de vendas de uma multinacional de cosméticos, Cláudia Regina Munhoz Dutra, 48, baixou o aplicativo Conecte SUS após o empregador solicitar suas informações de vacinação.
— Minha empresa está avaliando retomar os serviços externos em setembro. Antes, eram 80% dos serviços nas ruas e 20% em home office. Com a pandemia, ficamos 100% em casa. Agora, a empresa estuda retomar as atividades — contou Cláudia.
Como obter o certificado de vacinação contra a covid-19:
O caminho inicial para ter acesso ao certificado de vacinação envolve ter conta de usuário no site gov.br. Além disso, o interessado em acessar o documento através do Conecte SUS precisa fazer o download do aplicativo.
Após os procedimentos, é possível ter acesso digital à carteira de vacinação. O Ministério da Saúde esclarece que o documento tem validade em território nacional, mas pode ser utilizado por outros países.
Passo a passo:
Passo número 1 – Acesse o site gov.br e selecione a opção entrar. Caso você já tenha esse acesso, pular para o passo 5.
2- Você será levado para uma página com o botão “Crie sua conta gov.br”. Clique na opção e selecione entre uma das opções de cadastro (uma das melhores maneiras é utilizando o CPF).
3 – Após o preenchimento dos campos solicitados, você receberá um código de confirmação por e-mail ou SMS. Você deve copiar e colar no campo indicado na página
4 – Após, é necessário criar uma senha de no mínimo oito caracteres. Feito esse processo, seu cadastro no site gov.br está confirmado.
5 – De posse do login e da senha no site gov.br, você deve acessar o site ou baixar o aplicativo Conecte SUS na loja digital do seu sistema operacional (iOS ou Android). Os dados registrados no site gov.br serão solicitados
6 – Você terá acesso a um menu de opções, como vacinas, exames, entre outros. Clique no ícone da seringa.
7 – Essa opção vai mostrar as doses de vacinas já aplicadas em você contra a covid-19, independentemente se você recebeu apenas uma ou duas doses do imunizante.
Fonte: gauchazh
Créditos: Polêmica Paraíba