Pode parecer que não, mas ainda há tempo para dar aquela última revisada antes de fazer o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova será neste domingo (11), quando os alunos terão cinco horas para responder 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. O UOL, em parceria com o Curso Objetivo, fará a correção online e divulgará o gabarito extraoficial.
A reportagem conversou com sete professores de Matemática, Química, Física e Biologia e preparou uma lista com os cinco principais assuntos de cada tema do exame para ajudar você naquela última revisão. Veja quais são:
Matemática
- Análise combinatória: é o estudo do conjunto de possibilidades e combinações, baseado na matemática e na lógica. Por exemplo, quando o exercício questiona “quantos números com 3 algarismos podemos formar com o conjunto {1,2,3}”.
- Probabilidade: questões relacionadas à interpretação e ao uso do cálculo das chances de um certo evento acontecer, sendo calculado pela razão entre casos favoráveis e casos possíveis.
- Geometria plana e espacial: dentro desse tema, o que mais se pedem são cálculos de Área, Perímetro e Volume. O Enem costuma apresentar uma foto ou figura de algo concreto, como o terreno de uma casa, uma garrafa ou uma pirâmide, e faz com que o candidato utilize as fórmulas de Área, Perímetro e Volume para responder o que foi pedido. Desenhos como Prisma, Cilindros, Pirâmides, Cones e Esferas também são recorrentes nas questões.
- Razão e proporção: cálculos relacionados, principalmente, à porcentagem. Por meio das frações, a ideia é cobrada para representar cálculos de partes de um todo. Contas de regra de três são muito importantes dentro deste assunto também.
- Estatística: o assunto se trata do cálculo de Média, Mediana, Moda e Variância. Os professores explicam que costumam não ser questões difíceis de se fazer porque são mais diretas.
Química
- Estequiometria: é o cálculo, em forma de equação, da quantidade de reagentes e produtos que participam de uma reação química.
- Ligações intermoleculares: estudo das diferentes formas de interação entre moléculas dos compostos polares e apolares, integrados por ligações covalentes.
- Termoquímica: problemas relacionados às reações químicas e mudanças de estado físico de matérias pela troca de calor. São comuns exercícios comparando combustíveis e seus impactos ambientais, por exemplo.
- Funções orgânicas: são os grupos de compostos orgânicos que possuem as mesmas propriedades químicas. O tema envolve grupo funcional, nomenclatura e a própria função do composto.
- Eletroquímica: Ramo da química que estuda reações em que há transferência de elétrons para a formação de uma corrente elétrica. São comuns problemas relacionados às pilhas ou ao processo de eletrólise.
Física
- Energia, trabalho e potência: energia é a capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar um trabalho. É um tema recorrente no Enem por ser “transversal na física mecânica, termologia, eletricidade”, como pontuou o coordenador de Física do Grupo Etapa, Alexandre Lopes Moreno.
- Fenômenos ondulatórios: qualquer perturbação ou vibração em um meio específico causa ondas (sonoras, eletromagnéticas, etc.). A ondulatória é a parte da física que estuda o movimento das ondas. “Sempre cai”, alerta Moreno.
- Calorimetria: é parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência de calor. É um assunto clássico, não só no Enem, mas nos vestibulares.
- Fenômenos elétricos e magnéticos: acontecem por causa das cargas elétricas presentes nos átomos e pelos diferentes polos magnéticos que compõem a matéria. No Enem, costuma cair em questões que trazem circuitos elétricos simples, geralmente relacionados ao cotidiano.
- Movimento e equilíbrio: faz parte da física mecânica que estuda o movimento dos objetos, tal qual as três leis formuladas por Isaac Newton. “Geralmente cai uma questão ou duas”, diz Vene Santiago de Oliveira, professor de Física do Curso Poliedro.
Biologia
- Citogenética: é a parte da biologia que aborda material genético, a formação genética do indivíduo, as características genéticas, DNA e RNA.
- Embriologia: estuda o processo de formação e desenvolvimento do indivíduo desde o zigoto até o nascimento. No Enem, aparece não da maneira tradicional cobrada nos livros, mas com foco atual relacionado à engenharia genética, manipulação de embriões, formação de gêmeos, abortos e concepção em vitro.
- Citologia: é a área da biologia relacionada ao estudo das células, do funcionamento delas.
- Ecologia: o tema costuma cair no Enem desde que a prova foi criada, em 1998. A prova geralmente aborda desequilíbrio ecológico, cadeias alimentares, espécies exóticas que viram pragas. “A poluição que afeta o dia a dia dos grandes centros urbanos, como o efeito estufa, a contaminação de rios, são temas que costumam cair”, diz Luis Gustavo Megiolaro, professor de Biologia e coordenador do Curso Poliedro Campinas.
- Fisiologia animal e humana: diz respeito ao funcionamento dos corpos. É um tema abrangente e sempre aparece no Enem em questões ora sobre evolução dos animais, ora sobre o funcionamento dos sistemas do corpo humano.
Segundo dia de Enem
Os portões dos locais de prova deste domingo abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham, impreterivelmente, às 13h (de Brasília). A aplicação do exame deve ter início às 13h30 e será encerrada dentro de cinco horas.
O gabarito oficial do Enem será divulgado até a próxima quarta-feira (14), e os resultados serão publicados no dia 18 de janeiro de 2019.
Fonte: Uol
Créditos: Uol