prevenção

Vacinação contra pólio e sarampo: "Dia D" ocorre neste sábado

No próximo sábado (18), postos de saúde em todo país estarão com as portas abertas para o "Dia D" contra o sarampo e a poliomielite

No próximo sábado (18), postos de saúde em todo país estarão com as portas abertas para o “Dia D” contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos devem receber a vacina contra as doenças, independentemente da situação vacinal.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

A meta do governo brasileiro é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. A campanha ocorre até o dia 31 de agosto.

Casos de sarampo no Brasil

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 caos no Amazonas e 296 casos em Roraima. Além disso, existem alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

Até o momento, no Brasil, foram confirmados 6 óbitos por sarampo, sendo 4 óbitos no estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro) e 2 óbitos no estado do Amazonas (brasileiros).

Fonte: Minha Vida
Créditos: Minha Vida