O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (11), o uso opcional de máscara em ambientes fechados em cidades com 70% da população vacinada com duas doses ou dose única contra a Covid-19.
O decreto que autoriza a medida foi publicado nesta quinta-feira. Flávio Dino explicou a decisão foi tomada após uma reunião com médicos infectologistas, com base nos números da pandemia e da vacinação contra o novo coronavírus no Maranhão.
Segundo o governador, até esta quarta-feira (10), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 66 pessoas estão internadas com Covid-19 em hospitais da rede estadual e privada. E nos últimos 15 dias, apenas seis óbitos foram registrados no estado.
“Eu mesmo conversei com médicos infectologistas para chegar a este novo decreto. Todos os números que estamos apresentando em nosso estado mostram o efeito poderoso da vacinação. E com base ao avanço da vacinação, nós estamos desconfiando que podemos dar esse passo importante”, disse.
Veja, a partir de agora, como fica determinado o uso de máscaras no Maranhão:
Uso facultativo da máscara em locais abertos em todo o estado (Municípios podem editar normas exigindo o uso da máscara);
Uso opcional da máscara em locais fechados em cidades com mais de 70% da população vacinada com duas doses ou a dose única;
Uso obrigatório em locais fechados em cidades com menos de 70% da população vacinada
Cidades com menos de 70% da população vacinada: se estabelecimento exigir comprovante das duas doses ou dose única para o acesso, máscara é opcional.
Reuniões e eventos
O governador também anunciou novas medidas voltadas para a realização de reuniões e eventos em todo o Maranhão. Os eventos devem seguir as regras sanitárias editadas pelos municípios e ter taxa de contaminação menor que 1.
Além disso, os municípios devem observar as regras sobre o uso de máscaras, o avanço da vacinação na cidade e a taxa de ocupação de leitos.
“Tenho viajado muito, converso com as equipes de saúde e prefeitos e muitos dizem que há meses não tem casos de coronavírus nas suas cidades. Então, como vamos manter o uso de máscara se neste caso, há um controle da situação pandêmica no Maranhão?”, questionou o governador.
Serão mantidas outras normas sanitárias em combate e controle à Covid-19. Dentre elas, está a limpeza das mãos e ambientes arejados e o afastamento, por 14 dias, de funcionários e servidores com sintomas da doença.
Fonte: G1
Créditos: G1