Os motoristas do aplicativo Uber estão conseguindo burlar o GPS e aumentar em até 300% o valor de uma corrida. Isso só é possível no sistema Android e acontece porque os profissionais colocam o aparelho em modo de economia de energia.
Na prática, o GPS fica tentando localizar o aparelho e com isso circula virtualmente na região.
O colunista de tecnologia da BandNews FM, Wharrysson Lacerda, explicou que o celular continua conectado, mas deixa de receber notificações automatizadas.
Ao finalizar a corrida, o motorista volta o aparelho à condição de normalidade e o GPS encontra o aparelho, mas registra todo o trajeto de procura, aumentando, somente virtualmente, a distância percorrida.
Como não altera o mapa na tela do aparelho celular, o passageiro não percebe a movimentação do GPS e só se dá conta do acréscimo depois que a corrida é finalizada.
O golpe ficou conhecido pelo nome “Treme Treme”, porque o GPS fica dando voltas no entorno do aparelho durante deslocamento do veículo.
A Uber foi procurada e se limitou a informar que mantém equipes e tecnologias permanentemente analisando viagens suspeitas ou violações de termos de uso.
A empresa acrescenta que em caso de irregularidade comprovada, os envolvidos podem ser descredenciados da plataforma.
Fonte: Uol
Créditos: Uol