A senadora Simone Tebet (MS) e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (MDB) têm um primeiro encontro nesta sexta-feira (23), desde as eleições. Tebet, que ficou em terceiro lugar na eleição presidencial, teve um papel importante ao apoiar Lula no segundo turno. Chegou, portanto, a hora de pagar a fatura.
O MDB deve ter dois ministérios no governo: a aposta é que Transportes fique com o ex-governador e senador eleito Renan Filho (AL). O outro ministério à disposição é o das Cidades, demanda antiga da legenda cujo nome está em disputa interna. A decisão foi tomada em uma reunião nesta quinta-feira entre Lula e lideranças do MDB.
Cota pessoal
Lula garantiu no encontro que Tebet será sua ministra. Ela vai entrar no ministério na sua cota pessoal. Ele vai oferecer à senadora os ministérios do Meio Ambiente ou do Planejamento.
Tebet, por sua vez, diz que sua escolha é o Meio Ambiente, mas só aceita se a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) ocupe a nova função de comandante da autoridade climática, com status de ministra.
O principal imbróglio do capítulo que encerra a formação do ministério deve ser resolvido nesta sexta-feira, com o encontro entre Lula e Tebet.
Fonte: Fórum com informações de o Globo
Créditos: Polêmica Paraíba