A sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU emitiu uma nota de solidariedade as vítimas das fortes chuvas que estão assolando o Brasil em diversos estados e regiões. Na nota eles lembram que estes casos tem se tornado cada vez mais frequentes e que fatores humanos somados aos naturais tornaria o cenário ainda pior. A nota cobra um olhar diferenciado para a prevenção destes problemas e para que assim se evite a perda de novas vidas. Leia a nota completa abaixo:
A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, solidariza-se com as vítimas dos temporais que acometeram as cidades, drama que se repete todos os anos durante o verão. Os impactos das mudanças climáticas têm tornado cada vez mais frequentes e intensas as chuvas em muitas partes do Brasil, o que associado a um quadro de ocupações irregulares de margens de rios, impermeabilização dos solos, soluções de drenagem voltadas para a infraestrutura cinza, com a canalização e retificação de cursos d’água, e redução das áreas verdes urbanas, criar um ambiente favorável à ocorrência de inundações e alagamentos.
Sem prevenção, as pessoas continuarão sofrendo, vidas continuarão sendo perdidas e a reparação das perdas materiais continuarão trazendo prejuízos aos cidadãos, às cidades, aos estados e ao país! Prevenir os estragos feitos por estes eventos naturais, significa investir em infraestrutura verde, com áreas verdes e permeáveis, aumentando a resiliência de nossas cidades, com mais árvores e áreas ajardinadas, como têm sido feitos em cidades muito populosas, porém preocupadas com esta questão, como é o caso da China.
Essas áreas prestam serviços ecológicos de grande relevância á saúde física e mental do ser humano, com a amenização climática, reduzindo os extremos de temperatura, retenção de material particulado do ar, melhorando a qualidade do ar que respiramos, redução do escoamento superficial das águas das chuvas, reduzindo o risco de inundações, entre outros serviços ambientais gerados por elas. Construir áreas verdes arborizadas, traz valorização ecológica, melhora a paisagem e avida das pessoas!
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba