O mês de setembro marca a campanha de prevenção ao suicídio, conhecido como ”Setembro Amarelo”, sendo a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Embora a saúde mental ainda represente um tabu para muitas pessoas, esse é o primeiro passo para aliviar o sofrimento emocional. Isso envolve conversar com um amigo, um familiar, participar de um grupo de apoio ou procurar a ajuda de um profissional da saúde.
Como identificar e ajudar quem sofre com o transtorno
O Polêmica Paraíba conversou com Vilyane Trigueiro, enfermeira, instrutora de emergências psiquiátricas e pós-graduada em Saúde Mental sobre como ajudar e identificar quem sofre dos transtornos, a importância de buscar ajuda de um profissional e a campanha Setembro Amarelo.
“Ajudar e acolher sem preconceito e medo é o caminho. Atualmente estamos muito apressados e não estamos dando muito relevância na dor do outro, nem tão pouco sobre nossos sinais emotivos. Com tudo conversar sobre prevenção do suicido e mostrar meios de ajuda é o que salva muitas vidas”, afirma Vilyane.
Vilyane ainda disse que é importante você escutar seu corpo, seus sinais, suas queixas, para assim identificar suas fragilidades e emoções.
“O psicólogo tem um papel importante na vida do ser humano, pois com esse profissional em cena o paciente consegue compreender melhor seu estado adoecido. Sinto que a sociedade precisa cada vez mais abrir passagem para essa temática e abraçar a causa de valorização a vida”, elenca Vilyane.
A profissional ainda completou: Sempre que você estiver se sentindo com suas emoções desorganizadas peça ajuda. O Ministério da Saúde dispõe de um número de ajuda 188 que é o CVV Centro de Valorização a Vida, onde você pode ligar gratuitamente para esse número e pedir ajudar, relatar suas emoções e angústias para ser ouvido e acolhido em local residencial ou de qualquer ambiente. Não deixe seu cérebro desnutrido, busque ajuda, busque um atividade física que você gosta, seja paciente com você e tenha vida em vida nessa terra.
Sobre a campanha ela reitera: ”Setembro é remarcado pela simbologia da vida. Pela bela primavera e a beleza das cores. Assim é viver e dar tal importância de viver bem e feliz. O setembro Amarelo marca um prevenção nacional no que tange o ato suicida”.
O psicólogo e Terapeuta Cognitivo Comportamental Pedro Lucas Santos falou sobre a importância da campanha do Setembro Amarelo, onde para ele é um marco importante para ressaltar que os transtornos mentais é um problema de Saúde Pública.
“Hoje o suicídio é uma das principais causas de morte de pessoas entre os 15 e os 29 anos. Então, é importante que a gente se atente para essa questão. E, por isso, a campanha do Setembro Amarelo é algo extremamente útil para a sociedade, porque ela nos lembra que o suicídio é um problema que pode ser amenizado se as pessoas procurarem tratamento para cuidar da sua saúde mental”, disse o profissional.