desenvolvimento

Sesc em parceria com a UNESP promove o Seminário: Corpas, Saberes e Territórios nas artes e na educação

O Sesc Avenida Paulista recebe, de 4 a 7 de maio de 2022, o Seminário: Corpas, Saberes e Territórios que acontece em parceria com a UNESP e grupo de estudos Egungun, promove uma série de atividades online e gratuitas, durante quatro dias seguidos. Inscrições a partir do dia 27 de abril, quarta, às 14h, no Portal Sesc São Paulo.

Sesc Avenida Paulista recebe, de 4 a 7 de maio de 2022, o Seminário: Corpas, Saberes e Territórios que acontece em parceria com a UNESP e grupo de estudos Egungun, promove uma série de atividades online e gratuitas, durante quatro dias seguidos. Inscrições a partir do dia 27 de abril, quarta, às 14h, no Portal Sesc São Paulo.

Entre os destaques da programação está a palestra com Castiel Vitoriano Brasileiro, “Rito, performance e corporeidade”, em que discute as formas das corpas estarem e criarem um território político e poético para existir. Outra atração é a mesa com Rejane Coutinho “Criando territórios para outros saberes”, que traz maneiras de pensar, criar e acolher processos artísticos, a partir de outras epistemes como afro-brasileiras e dos povos originários. No curso “Na encruzilhada das línguas”, temos Moisés Patrício, trazendo obras, artistas, movimentos culturais brasileiro e latino-americano a partir cosmo sentido africano. Para o bate-papo “Conversas sobre o tempo”, contamos com a Leda Maria Martins falando sobre os acontecimentos, poesias e saberes afro-brasileiros que constituem as raízes do Brasil. Todas as mesas ocorrem pelo Youtube do Sesc Avenida Paulista e contam com tradução em libras.

O seminário tem como base os eixos: corpas, saberes e territórios. A partir disso, os profissionais e pesquisadores dos campos da arte, da educação e mestres de saberes populares apresentam esses estudos e conhecimentos em rodas de conversas, mini-cursos e palestras.

Confira a programação do Seminário Corpas Saberes Territórios nas artes e na educação no Sesc Avenida Paulista:

Mesa|Conversas sobre o tempo

Com Vovó Cici, Leda Maria Martins e mediação de Moa Simplício

A conversa reúne duas observadoras de acontecimentos, poesias e saberes afro-brasileiros que constituem as raízes do Brasil. O tempo, elemento fundamental da constituição do ser humano e da criação de suas poéticas para existir, será a “linha” que irá costurar esse diálogo no dia 4 de maio, quarta, às 19h.

Classificação etária: Livre

Onde: Youtube do Sesc Avenida Paulista

Duração: 120 minutos.

Mesa | Poéticas, saberes e memórias

Com Juliana dos Santos e Geni Núñez, mediação de Budga Deroby Nhambiquara

As corpas inscrevem e são reescritas por meio de grafias geradas pelos acontecimentos culturais, sociais e políticos. Diante desse apontamento no 5 de maio, quinta, das 19h às 21h a palestra pensa em como criar uma narrativa que espalhe grafias outras de memórias, poéticas e conhecimentos na sociedade e nas corpas.

Classificação etária: Livre

Onde: Youtube do Sesc Avenida Paulista

Duração: 120 minutos.

Mesa | Rito, performance e corporeidade

Com Eduardo Miranda e Castiel Vitorino Brasileiro, mediação de Sarah de Castro

Os ritos, performances e saberes são formas das corpas estarem e criarem um território político e poético para existir. Diante desse apontamento a mesa do dia 6 de maio, sexta, das 19h às 21h, levanta as questões de como as corpas e os saberes podem inventar poéticas para criar territórios habitáveis e de reencanto por meio do saber.

Classificação etária: Livre

Onde: Youtube do Sesc Avenida Paulista

Duração: 120 minutos.

Mesa | Criando territórios para outros saberes

Com Rejane Coutinho, Rita Bredariolli, Giselda Perê e Mirella Maria, mediação de Raquel Santos

Quais as poéticas e contribuições que o acesso de outras corpas e saberes no território acadêmico podem mobilizar? A palestra do dia 7 de maio, sábado, às 16h, discute como criar territórios possíveis para pensar e acolher processos artísticos, de pesquisa e educativos, a partir de outras epistemes como afro-brasileiras e dos povos originários.

Classificação etária: Livre

Onde: Youtube do Sesc Avenida Paulista

Duração: 120 minutos.

Mini-curso | Na encruzilhada das línguas

Com Moisés Patrício

O Brasil é entre tantas coisas uma encruzilhada cultural. Como existir neste cruzamento de linguagem, reconhecer novos vocabulários, suporte e dinâmicas de produzir arte? Nos dias 5 e 6 de maio, quinta e sexta, às 10h, curso visita com os participantes, obras, artistas e movimentos culturais brasileiro e latino-americano a partir do sentido africano – yorubá, vetores construtivos da cultura brasileira.

Classificação etária: a partir de 18 anos

Onde: Plataforma Zoom Online

Duração: 90 minutos.

Mini-curso | Devolve o meu quadril?

Com Deise de Brito

O curso é uma vivência prática a respeito da interligação entre coluna, pélvis, bunda, coxas, joelhos, pés e a partir de uma fundamentação corporal negro-diásporica. Realizado no dia 7 de maio, sábado, das 10h, os participantes reconectam esse circuito específico do corpo e seus respectivos complexos de gestualidades.

Classificação etária: a partir de 18 anos.

Onde: Plataforma Zoom Online

Duração: 180 minutos.

Mini-curso | O Lugar do Saber Ancestral

Com Márcia Kambeba

O curso que acontece no dia 7 de maio, sábado, às 13h, leva a um mergulho em nossa própria história. Levanta questionamentos, como: o que sabemos de nossa identidade, da nossa formação como pessoa, quanto do povo indígena corre em mim e quanto do povo negro corre em minhas veias e quanto de europeu está em meu ser e como essas identidades conversam entre si e por quantas delas luto? O que para mim é ser brasileiro? Que lugar é esse e como vivencio meu ser brasileiro? Qual relação crio com meu lugar e será que deixo ele se tornar um lugar do saber para mim?

Classificação etária: a partir de 18 anos

Onde: Plataforma Google Meets Online

Duração: 180 minutos.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba