A Páscoa é uma tradicional comemoração realizada nas religiões cristãs que relembram a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebram sua ressurreição. Dentro da tradição cristã, a Páscoa é uma das mais importantes celebrações (para muitos, a mais importante) porque evidencia a importância da ressurreição de Cristo.
A celebração pascal acontece depois de um período de 40 dias, intitulado de quaresma pelos católicos e algumas outras religiões cristãs. A Semana Santa compreende o período de sete dias que vai do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. Durante estes dias, são muitos os ritos e tradições que fazem parte deste período. O Polêmica Paraíba trouxe algumas tradições religiosas e algumas comuns, sem seguir religião.
Domingo de Ramos
É a festividade que abre oficialmente a Semana Santa. A data celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde foi recebido com ramos floridos e folhas de palmeiras.
Não comer carne na Semana Santa
O significado da abstenção está na memória ao derramamento do sangue de Jesus Cristo na cruz, no momento de seu sacrifício. É importante ressaltar que o jejum não está restrito a um alimento específico ao longo da Quaresma, já que o intuito é o de suspender aquilo que o seu corpo (a carne) mais sentirá falta de consumir.
Diante desse cenário, é hábito o consumo de peixes durante o feriado santo. Frutos do mar, ovos e produtos laticínios, como o queijo, também podem ser ingeridos pelos católicos durante a Semana Santa e durante todas as sextas-feiras do ano.
Ovos de Páscoa
A tradição de entregar ovos decorados na Páscoa existe desde antes do cristianismo. Para as civilizações antigas, o ovo era um símbolo de força, vitalidade e fertilidade. Presentear amigos com esse item era como desejar bonança e fartura nas colheitas que viriam.
Lava pés
Na quinta-feira Santa acontece a Missa de Lava Pés. O ato de lavar os pés relembra o gesto de Cristo ao lavar os pés dos apóstolos. Também faz-se memória à Última Ceia, quando a Eucaristia foi instituída por Jesus.
Coelhos da Páscoa
Para as crianças, existe a tradição do coelho da Páscoa, que no imaginário infantil é quem entrega os ovos. Dessa forma, muitas famílias preparam “pistas do coelhinho” para que as crianças cacem os ovos na manhã do domingo. O resto do dia é celebrado em família com algum almoço especial e nesse caso a carne está liberada. Os brasileiros adoram um um bom churrasco no dia da Páscoa.
Paixão de Cristo
Apresentação tradicional nesse período, escolas, igrejas e prefeituras promovem a representação teatral da vida de Jesus Cristo. Sendo uma via de fomentar na população os vários meios culturais, pois o espetáculo reúne teatro, música e artes visuais, assim levando mais cultura a todos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba