A assessoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), informou nesta terça-feira (13) que, após consulta, a Secretaria-Geral da Mesa respondeu que o regimento interno da Casa impede que os senadores investiguem a conduta de governadores e prefeitos em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Entretanto, de acordo com a assessoria de Pacheco, a Secretaria-Geral informou também que é prerrogativa do Senado investigar o envio dos recursos federais a estados e municípios. Há dúvidas, porém, do alcance dessa apuração.
Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso atendeu a pedido de senadores em uma ação e determinou a instalação da CPI, o que pode ocorrer ainda nesta terça. O foco da investigação é a atuação do governo federal na pandemia.
A tese para ampliar as investigações era do senador Eduardo Girão (CE). O argumento apresentado por ele é que as verbas utilizadas em estados e municípios contra a Covid-19 foram enviadas pelo Governo Federal. Em entrevista ao Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, ele citou operações da Polícia Federal para investigar desvios de recursos públicos e disse que objetivo é combater a corrupção.
Fonte: Polêmica Paraíba com G1
Créditos: Polêmica Paraíba com G1