De acordo com a Organização Mundial de Saúde o Brasil é o país como maior prevalência de transtorno de ansiedade no mundo 9,3% = 18,6 milhões de pessoas.
A ansiedade é uma reação normal na qual a pessoa pode sentir medo, dúvida ou expectativa frente a alguma situação. Nesse sentindo o transtorno de ansiedade é caracterizado por sinais e sintomas persistem por longos períodos de tempo deixando assim o indivíduo ansioso além do normal e passa a ser um motivo de preocupação a saúde e seu bem-estar.
O Transtorno da ansiedade generalizada (TAG), um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”. O indivíduo pode apresentar taquicardia, dispneia, sudorese, medo, fadiga, falta de apetite ou transtornos alimentares entre outros. Vale salientar que o TAG é um adoecimento mental sério e pode levar o paciente a suicídio. Buscar medidas terapêuticas e acompanhamento multiprofissional será sempre a melhor alternativa para amenizar os sinais e sintomas e garantir uma assistência integral para o doente.
Fonte: Suedna Lima
Créditos: Polêmica Paraíba