O Amazônia 1, primeiro satélite completamente brasileiro, foi lançado ao espaço na madrugada deste domingo (28). O lançamento ocorreu às 1h54, no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia. O satélite brasileiro foi ao espaço juntamente com os satélites Sindhu Netra, da Índia, e Nanoconnect-2 e SpaceBee, ambos dos Estados Unidos.
Cerca de 17 minutos após o lançamento do foguete PSLV-C51, que aconteceu à 1h52, no horário de Brasília, o satélite se separou e fez suas primeiras atividades previstas, como a abertura do painel solar, a estabilização de sua orientação em relação à Terra, a verificação dos sistemas e a colocação do modo de prontidão.
O lançamento significa dois avanços tecnológicos do país: o domínio completo do ciclo de desenvolvimento de um satélite e a validação de voo da Plataforma Multimissão (PMM), que funciona como um sistema adaptável modular que pode ser configurado de diversas maneiras para cumprir diferentes objetivos.
O satélite é o terceiro a formar o sistema Deter. Ele irá auxiliar na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica, capturando imagens em alta resolução da região. Os primeiros registros devem acontecer cinco dias após o satélite se estabilizar na órbita terrestre. Ele tem quatro metros de comprimento e pesa 640 quilos, e vai ficar a 752 quilômetros acima da superfície da Terra, em uma órbita entre os polos norte e sul.
O Amazônia 1 foi desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos-SP, e levado em 22 de dezembro para a Índia para ser lançado.
Veja o momento da decolagem do foguete:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba