2023

Retrospectiva: relembre casos trágicos que ocorreram na Paraíba e em outros pontos do Brasil em 2023

Foto: Reprodução

O ano de 2023 chega ao fim neste domingo, e em mais uma matéria de retrospectiva, vamos relembrar alguns fatos trágicos que ocorreram este ano, do sequestro ainda sem solução da menina Ana Sophia, a assassinatos cruéis de crianças e desastres naturais que assolaram o país.

Abaixo, relembre alguns casos ocorridos na Paraíba e em outros pontos do Brasil.

Caso  Ana Sophia

Ana Sophia, de 8 anos, está desaparecida desde o dia 4 de junho, na cidade de Bananeiras, no interior da Paraíba. A criança pediu para brincar na casa de uma colega e chegou a ir até a vizinha, se despediu e nunca mais foi vista. Durante meses angustiantes, a investigação prosseguiu e concluiu que Tiago Fontes era responsável pela morte da menina. No início do mês de novembro, um cadáver foi encontrado em uma área de mata fechada e pertencia a Tiago. Segundo a perícia, o corpo estaria no local há, pelo menos, 30 dias e a causa da morte foi suicídio. Em seguida, fizeram uma nova busca pelo corpo da criança e uma ossada foi localizada próximo ao condomínio em que o suspeito trabalhava. Agora, a família aguarda o resultado do exame do IML que vai averiguar se é o corpo de Sophia

Bebê de 1 ano morta a facadas pela mãe dentro de berço na Paraíba

A bebê Júlia, de 1 ano, foi assassinada no dia 26 de outubro a facadas pela mãe dentro do berço e teve ferimentos em várias regiões do corpo, entre elas o abdômen, as costas e o pescoço. A mãe, Eliane Nunes da Silva, se apresentou à polícia confessando o que tinha feito, logo após o crime. Para a polícia, não há dúvidas da autoria e ela vai ser indiciada por homicídio, crime hediondo.

Mãe e companheira são presas suspeitas de matar bebê por espancamento no Sertão da Paraíba

Um bebê de seis meses morreu com sinais de espancamento no dia 8 de novembro no município de São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba. A criança foi levada pela mãe e sua companheira para a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região, mas a vítima chegou morta e com hematomas no corpo. As duas mulheres são suspeitas da morte e foram presas. A Polícia Civil suspeita que a bebê também sofreu abuso sexual e pediu o exame sexológico.

Grave acidente deixa quatro pessoas da mesma família mortas na BR-230, na Paraíba

Uma violenta colisão entre um carro e uma carreta na BR-230, entre os municípios de Pombal e São Bentinho, no Sertão paraibano, deixou quatro pessoas da mesma família mortas, no dia 4 de maio. Todas vinham no carro pequeno.

Segundo informações repassadas pelo tenente Jardiel, do Corpo de Bombeiros, a família vinha de Patos para Sousa, onde residia. O motorista da carreta, que sofreu apenas uma pancada na perna e passa bem, relatou aos bombeiros que o condutor do carro tentou ultrapassar uma moto e na sequência houve a colisão frontal.

No local morreram o comerciante Ivan Pereira Leite; a esposa dele, professora Cláudia Rejane de Lima e o filho do casal, Davi Lima Pereira Leite, de 13 anos.

Uma adolescente de 17 anos, identificada como Maria Eduarda, que era sobrinha do casal, chegou a ser socorrida ao hospital com sinais vitais, mas o estado clínico era extremamente grave e ela faleceu minutos depois.

Acidente deixa bebê e avó mortos, e mais três pessoas da mesma família feridas em Campina Grande

Um bebê e a avó dele morreram após um acidente com carro, que também deixou outras três pessoas da mesma família feridas no dia 24 de julho, na BR-230, em Campina Grande. O menino e a mulher chegaram a ser internados, mas não resistiram aos ferimentos, de acordo com informações do Hospital de Emergência e Trauma.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da pista e capotou várias vezes na rodovia. O motorista teve ferimentos leves e não precisou de atendimento médico. A mãe do bebê chegou a ser arremessada do automóvel.

Morte da filha de César Nitão

Ao saltar do 6° andar para tentar escapar de incêndio, a Miss Sertão paraibano 2023, Maya Nitão, 26 anos, filha do jornalista itaporanguense, Cesár Nitão, morreu. A tentativa de fuga do fogo que acometeu seu apartamento em um bairro nobre de São Paulo no dia 25 de março O momento em que ela pula foi registrado por moradores.

Segundo a polícia, ela chegou a ser socorrida, porém, morreu minutos após ter uma parada cardiorrespiratória. No local, também estava o irmão dela, Cesar Nitão Filho, de 23 anos, que foi levado ao hospital e está em estado grave por ter inalado fumaça

Tragédias climáticas

Além das fortes chuvas e ciclones que atingiram Santa Catarina, a região Sul foi um dos grandes alvos de desastres climáticos. Em junho, o primeiro ciclone que atingiu a região deixou 16 municípios alagados , com três mortos. Em setembro, um novo ciclone atingiu o estado, deixando 51 mortos. As inundações causadas pelo ciclone afetaram severamente a vida de mais de 10 mil pessoas, que estavam desalojadas, e o número total de pessoas afetadas ultrapassa 135 mil. O caso acabou gerando desdobramentos, como o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, sendo registrado em um áudio discutindo com pessoas afetadas pelas enchentes.

Ataque a creche em Blumenau, Santa Catarina

No dia 5 de abril, um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina, armado com uma machadinha, e matou quatro crianças. Segundo o comandante da polícia de Blumenau, o criminoso já tinha passagens pela polícia e chegou na escola em uma moto.

Ele pulou o muro, matou quatro crianças e deixou cinco feridas, aleatoriamente. Segundo o delegado-geral da Polícia de Santa Catarina, depois, ele saiu pela própria porta da creche, pegou a moto e foi para o Batalhão da Polícia Militar, onde se entregou.

Ataques de 8 de janeiro

Em 8 de janeiro de 2023, um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiu e depredou as sedes dos três Poderes, em Brasília. Depois do ocorrido, foi criada a CPI do 8 de janeiro, para investigar os ataques golpistas. Os prejuízos ao Senado chegam a quase R$ 3 milhões, incluindo danos físicos e obras de arte destruídas. As equipes de limpeza, infraestrutura e restauração e conservação da Casa trabalharam duro e mostraram que os ataques daquele domingo não foram suficientes para abalar as bases democráticas do país.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba