OPINIÃO

Retrospectiva 2023 da indústria Crypto e perspectivas para 2024 - Por Yuri Silva 

Foto: arquivo pessoal

Estamos passando por uma transformação financeira a nível global, e isto já é percebido por todo o mercado. A tecnologia está avançando de maneira muito rápida, 2023 foi um momento de muito amadurecimento no mercado. Depois de um longo inverno cripto, observamos um crescimento considerável, os investidores recuperaram o otimismo em ativos digitais.

Em janeiro, o Bitcoin voltou a cotação de US$ 23.797,46, superando sua marca de resistência de US$ 20 mil, aonde em 2022 ficou sempre abaixo desse nível. A regulação Cripto no Brasil vem avançando, trazendo um marco legal exemplar no setor a nível mundial. O Brasil abrindo as portas da economia tokenizada, a Lei 14.478/22 que traz as diretrizes para as prestadoras de serviços de ativos digitais, entrando em vigor em junho deste ano de 2023, trazendo a designação do órgão regulador, o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários ( CVM), que fica a cargo dos ativos considerados valores mobiliários. Sem dúvidas, a regulação vai proporcionar mais segurança jurídica e trazer mais investidores profissionais para o mercado cripto.

Também este ano de 2023, tivemos os testes no Real Digital o DREX , a implementação da CBDC brasileira, que é uma extensão virtual das cédulas físicas que as pessoas usam no dia a día. A intenção é que os brasileiros façam transferências eletrônicas com mais praticidade, já começou a fase de testes que estará prevista até fevereiro de 2024 e até o final do ano a expectativa será lançar ao público ,segundo o Fabio Araujo, coordenador da iniciativa do real digital, o real digital continuará sendo emitido pelo BC, com a distribuição feita ao público pelos bancos intermediários e instituições de pagamento, poderá ser trocado pelo real tradicional ( notas), e vice-versa, mas, o foco serão as transações financeiras, a cotação frente a outras moedas também será a mesma, haverá uma garantia da segurança jurídica, cibernética e de privacidade nas operações. Sem dúvidas, o DREX será um grande desafio nesse sentido de privacidade e esse ano o aumento pelo interesse de Ativos Digitais só cresce no Brasil, atualmente 10 milhões de brasileiros, 5% da população investem em Criptoativos.

Foi um ano de regulação a nível mundial, nos Estados Unidos a SEC – Securities and Exchange Commission que sería como a CVM no Brasil, trouxe uma luta bastante forte para a indústria Crypto, proceso contra a maior exchange do mundo a Binance, também a resistência na aprovação do ETF Spot Bitcoin que pode gerar um fluxo de $ 30 Bilhões de dólares de capital no mercado do Bitcoin. Mas, falando de 2023, também temos que citar um dos melhores acontecimentos do ano, que foi a entrada forte dos institucionais no pedido de ETF Spot Bitcoin, empresas como ARK Invest / 21 Shares, Franklin Templeton, BlackRock, Grayscale, Hashdex, Fidelity, Bitwise. Todas elas desejam uma fatia do Bitcoin, que elevará o patamar do mercado para outro nível em 2024.
Bitcoin hoje se mantendo na casa dos $42, $43 mil dólares, chegando a uma performance anual de 152%, desbancando todos os outros ativos.

Hoje, bitcoin está no 10.º posto do maior ativo do mundo em market cap, fazendo parte de um grupo seleto a nível mundial. Estamos caminhando para um 2024 com uma expectativa gigante para o mercado de ativos digitais, a regulação avançando em várias partes do mundo, adoção institucional muito forte, a entrada de grandes bancos e fundos de investimento. Bitcoin, o principal CriptoAtivo com um cenário muito promissor, aonde temos uma possível aprovação do ETF Spot pela SEC nos Estados Unidos entre 10 a 15 de janeiro, e logo após, teremos para Abril o Halving do Bitcoin, evento que acontece em 4 e 4 anos, que diminui pela metade a oferta de bitcoin no mercado, causando um aumento de preço no ativo, tomando em conta que o Bitcoin tem um supply de 21 milhões, trazendo o fundamento de escasez no ativo. Então, veremos possivelmente o bitcoin em $ 100,000,00 dólares até o final de 2024, e isto está trazendo muito investidor para aproveitar a subida de preço do ativo. Então, sem dúvidas, teremos um ano bastante agitado, com grandes expectativas no setor. Será um ano incrível para os ativos digitais, e cada vez mais temos a participação dos brasileiros na industria.

Antes de fazer qualquer tipo de investimento, a recomendação sempre será que o investidor busque seu perfil nesse mercado, que é considerado um mercado de risco. Então, é muito importante sempre ser assessorado por empresas que realmente tem credibilidade no mercado. A diversificação do capital é algo muito importante, e crypto traz essa grande oportunidade de diversificar o portfólio de investimentos, com fundos em ativos digitais, administração de ativos, buscar sempre empresas reguladas no mercado.

A criptoeconomia está diante do mundo, veio para revolucionar totalmente a economia tradicional, tecnologia Blockchain que é a estrutura para os ativos digitais, já é uma das grandes revoluções em vários setores da indústria, trazendo características como imutabilidade, transparência, segurança, auditabilidade, eficiência, descentralização. Estamos diante de uma revolução nunca antes vista na história da economia. Não temos dúvidas que os ativos digitais serão uma parte muito importante da economia mundial. 2024 vem com muitas boas expectativas para uma maior adoção global e regulação internacional. E o Brasil continuará avançando cada vez mais para uma economia tokenizada.

Yuri Silva – fundador da Escola Bitcoin Brasil, especialista em análise e research.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba